Um dos campos de conhecimento mais fascinantes é o da Neurociência. Isso é totalmente compreensível, visto que o funcionamento do cérebro esconde diversos mistérios. A Neurociência estuda essa parte do nosso organismo, realiza experimentos e busca explicar as capacidades humanas de uma forma mais abrangente.
O estudo da neurociência é muito interessante porque as perguntas que ela busca responder são complexas e totalmente relevantes.
O que há por trás das nossas emoções? Por que você aprende de um jeito e outro indivíduo aprende de forma diferente? E por que alguns não aprendem, mesmo se expostos aos mesmos estímulos? Afinal, como funciona a nossa memória?
Essas são apenas algumas das perguntas que movem os pesquisadores e permeiam os estudos de diversas áreas dentro da Neurociência. Nesse universo, tudo é matéria de estudo, como as doenças, as lesões cerebrais, o envelhecimento, a consciência, as consequências do uso de drogas e até mesmo os sonhos.
Por falar em áreas da Neurociência, podemos apontar cinco campos específicos de conhecimento dentro da Neurociência:
-
A Neuropsicologia é uma interface entre Neurologia e Psicologia que busca compreender de que maneira o cérebro influencia nossas funções cognitivas e nosso comportamento.
-
A Neurociência Cognitiva se ocupa do nosso aprendizado e memória.
-
A Neurociência Comportamental tem íntima relação com a psicologia comportamental e se ocupa de entender a correlação entre nossos pensamentos e emoções com nossos gestos e fala.
-
A Neuroanatomia estuda a estrutura do nosso sistema nervoso e suas funções.
-
A Neurofisiologia se ocupa especialmente das funções do sistema nervoso.
Como diz a Dra. Analía Arévalo, do Hospital das Clínicas em São Paulo, “a neurociência é muito vasta e abrange desde a área comportamental e reabilitação motora, até a cognição avançada. É possível estudar linguagem e memória, por exemplo; estudos em animais podem facilitar esse tipo de pesquisa que, por vezes, em humanos não é possível ou não pode ser feita por alguma questão ética”.
Uma das aplicações do conhecimento em Neurociência, por exemplo, é na orientação de adolescentes na hora de escolher uma carreira.
É o que propõe a psicóloga e pós-doutoranda em Neurociências, Cassia Oliveira, em artigo publicado no Portal Administradores.
A Dra Cássia Oliveira não tem dúvidas de que “a Neurociência possibilita que o adolescente acesse o autoconhecimento de uma forma abrangente e dinâmica, potencializando suas habilidades pessoais e profissionais”.
Uma vez que a Neurociência implica na análise funcional do sistema nervoso, a Dra Cássia Oliveira cita cinco contribuições que esse estudo traz para os adolescentes:
1. Reconhecimento comportamental através das áreas e funções cerebrais
2. Análise das ondas do cérebro
3. Estresse Adrenal, Hiperatividade e Déficit de atenção
4. Mapeamento de distúrbios que prejudicam a aprendizagem
5. Análise da atividade Simpática e Parassimpática: Patologias crônicas, etc.
Se você se interessa pelo assunto, talvez seja uma ótima ideia se inscrever no nosso curso gratuito Introdução à Neurociência. Temos também várias pós-graduações EAD da Pós Uni Dom Bosco EAD relacionadas ao tema:
Escolha sua Pós EAD e seja bem-vindo ao fascinante mundo da Neurociência.
Outras notícias
Veja também
10
Fev 2025
Ensino a distância democratiza o acesso ao MBA em Gestão de Departamento Pessoal
Com a popularização do ensino a distância, profissionais de todo o Brasil podem…
07
Fev 2025
Empresas Estão Investindo Mais em Profissionais de Relações Trabalhistas
O setor de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais estratégico dentro das empresas. Com…
07
Fev 2025
Os cursos de Pós-Graduação EAD mais procurados em 2025
Em 2025, a educação a distância (EAD) consolidou-se como uma alternativa eficaz…