Pós-Graduação em Docência na Educação Infantil

Pós-Graduação a Distância

21/10/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

19/10/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do no ambiente escolar. A educação infantil é um apoio ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. O curso foi pensado com o objetivo de especializar profissionais que desenvolvem ou venham a desenvolver trabalhos junto à criança do ensino infantil e de séries iniciais, para fornecer conteúdoteórico-prático que contribuam com sua prática docente.

 

Objetivos do curso

Fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da educação infantil e das séries iniciais tenha condições de organizar estratégias adequadas aos alunos viabilizando uma construção de conhecimento pela vivência e experiência e favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino. Tornar os profissionais aptos no processo inclusivo para receberem crianças com necessidades educativas especiais.

 

A quem se destina: graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

 

Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 560h (460h a distância + 100h estágio)

 

Matriz curricular
- Origens, História e Organização da Educação Infantil

Concepção de infância e Educação Infantil

Educação Infantil e Políticas Públicas

Educação da Infância, Propostas pedagógicas

- O desenvolvimento da criança na Educação Infantil

Etapas do desenvolvimento Infantil

Construindo a autonomia e valores morais

- Educação Infantil: Planejar e Avaliar

Projeto Político Pedagógico

Avaliação e Portfólio

- Educação Infantil- Importância do Lúdico

Referenciais Curriculares Nacional; Cultura corporal: expressões pelo movimento; Expressões dramáticas e teatro. Expressões rítmicas e musicais

Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, sua importância

- Ensino Infantil: As diferentes Linguagens

Educação Física

Arte

- Educação Infantil- Natureza e Meio Ambiente

História

Geografia

- Educação Infantil: Leitura e Escrita

Emergência de histórias e processos de letramento

Alfabetização

- Educação Infantil: Raciocínio Lógico e a Natureza

Matemática

Ciências Naturais

- Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva

Princípios básicos da Educação inclusiva

Necessidades das crianças com deficiência na educação infantil

- Educação Infantil: A organização da matriz curricular

Matriz Curricular

Matriz curricular e o do Desenho Universal de Aprendizagem

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.