Pós-Graduação em Educação Cognitiva e Valores Éticos

Pós-Graduação a Distância

05/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

03/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




Refere-se a metodologias para a Mediação Cognitiva com vistas à Educação Cognitiva em uma cultura educacional voltada às Funções Superiores e Transcendentes nas quais os Valores Éticos são acrescidos à socialização. Pesquisas comprovam que a Ética é uma das formas de acessar e despertar as Funções Superiores, responsáveis pelos processos metacognitivos, aprendizagem e transcendência cognitiva. Assim, pela proposta de estudar os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento humano em processos de relações com as vivências cotidianas, há o estudo da metacognição e do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar. Portanto, há a valorização do conhecimento e aprofundamento profissional em relação à constituição das ‘ações mentais’ em simultaneidade às ‘ações no meio sociocultural’ em vista dos indicadores sociais, no Brasil, os quais apontam carência ao suprir o Sistema Educacional em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas de importância essencial para a vida cotidiana.

 

Objetivos do curso

- Estudo do processo da formação cognitiva e suas relações com o meio cultural, social e aprendizagem de conteúdos específicos.

- Refletir as relações, de teoria e possibilidades de atuação, na aprendizagem de conteúdos específicos e vivência humana cotidiana.

- Formação para mediar a constituição e o desenvolvimento cognitivo integrado à educação para convivência social e sustentabilidade.

- Ampliar as possibilidades de atuação profissional de pessoas envolvidas com a Educação, ao desenvolver e aperfeiçoar competências, capacitar em âmbito teórico e de possibilidades de aplicação, para: intervir, planejar e avaliar em contextos e espaços sócio-educacionais.

- Aspectos teóricos, práticos e reflexivos para profissionais competentes intervirem como gestores sociais em Projetos Sociais, Instituições do Terceiro Setor, Escolas públicas e privadas, Programas Governamentais voltados para as Políticas Públicas e Políticas Educacionais.

- Formar profissionais aptos a assessorar professores e profissionais de áreas vinculadas à Educação no intercâmbio de conteúdos integrados ao contexto social.

 

A quem se destina: graduados em Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Fonoaudiologia, Educação Especial, Enfermagem, Artes, Terapias Ocupacionais, Psicopedagogia, bem como áreas de Saúde, Programa de Saúde da Família, Ambiental, Gestores, ONGs, enfim, profissionais envolvidos com Educação, Políticas Educacionais e Políticas Públicas.


Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 420h


Matriz curricular

- Cidadania Cultural

- Constituição e desenvolvimento das ações mentais

- Dinâmicas da personalidade nas relações educacionais

- Estratégias interdisciplinares e Transdisciplinares 

 - Leitura e Escrita

 -Leitura oral e escrita

- Leitura Oral e Socialização

 - Maturação neurológica e cognição

 - Preceitos de ética

 -Processo cognitivos superiores

- Valores humanos e cognição

- Didática do Ensino Superior

 -Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.