Uni Dom Bosco - Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Notícia



Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado e respondendo a esses estímulos todos, já sabemos. E, por isso mesmo, buscamos estar atentos aos acontecimentos e às novas formas de lidar com ele, percebendo as ferramentas disponíveis para tal.
 
E quando lidamos com a missão de passar esse legado e essa potência para o outro, o desafio se apresenta de uma forma mais complexa. Pois, além da necessidade de fazer esse movimento para nós mesmos, precisamos acessar, nos fazermos compreender e estimular isso em outras pessoas. 
 
Mas, e se o outro não possuir em seu radar o desenvolvimento necessário para receber esses estímulos? E se nem perceberem que estão sendo convocados? 
 
Como investigar e entender o que está dificultando essa comunicação? E quais os caminhos possíveis para reverter esse quadro? 
 
Sobre educação e as impossibilidades de desenvolvimento de aprendizagem. É disso que esse artigo vai tratar. Sob o ponto de vista da Psicopedagogia Institucional e Clínica. 
 
Quais são os desafios do psicopedagogo?
 
O desafio aqui é, primeiro, entender que nem todos têm o mesmo ritmo e estão no mesmo ponto da jornada na trilha do aprendizado. E isso já é suficientemente desafiador. E, segundo, conseguir diferenciar as etapas em que cada um está. E, terceiro, saber que há aqueles que apresentam dificuldades e limitações em relação ao desenvolvimento cognitivo, motor, emocional etc.. 
 
Identificadas essas três categorias, como agir? O que fazer? 
 
Como se dá de maneira individualizada, em se tratando da Psicopedagogia Clínica, é possível mapear o histórico da pessoa, a fim de estabelecer quais caminhos serão utilizados para isso.
 
Institucionalmente falando, o que pode dificultar essa inserção do psicopedagogo é justamente a não percepção da necessidade ou uma adesão tardia deste profissional nas escolas e hospitais, onde se encontram os pacientes que necessitam desse cuidado especializado específico.
 
 
Como se dão as dificuldades de aprendizagem? E quais são?
 
As dificuldades de aprendizagem se dão por uma série de fatores. 
 
Um deles é o fato de muitas crianças iniciarem suas vidas escolares muito cedo, porque nestes casos a escola substitui a casa, onde necessariamente há necessidade de "alguém ou um lugar para cuidar de tal criança". Neste caso, se a criança apresentar desde muito pequena algumas limitações na apreensão dos níveis de aprendizagem, o diagnóstico se dará com dificuldade e, talvez, tarde demais. Por não haver quem preste atenção o suficiente em seus processos. 
 
E, geralmente, esses sintomas só serão percebidos quando der entrada no ensino fundamental.
 
Outro fator, citado por alguns autores, é que alguns alunos apresentam "desordens neurológicas”. Que seria uma desorganização no momento que recebem a informação. Não conseguindo, portanto, integrá-la e expressá-la como ela se apresenta. Com isso, há uma "discapacidade" de aprendizagem no que diz respeito à escrita, leitura e cálculo matemático. 
 
Uma das dificuldades mais encontradas é a dislexia, porém há inúmeras outras que precisam ser investigadas para serem descobertas: disgrafia, disortografia, discalculia, dislalia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
 
Quais soluções possíveis para a Psicopedagogia Institucional e Clínica? 
 
É urgente que se pense na necessidade de pelo menos um profissional psicopedagogo em cada escola. E esse número é o mínimo, se pensarmos na quantidade de alunos e na variedade de alterações e dificuldades que podem ser encontradas nela. 
 
É necessário que existam cada vez mais profissionais especializados em Psicopedagogia Institucional e Clínica, com boas formações e cientes de seus papéis. 
 
É indispensável que estes profissionais estejam atentos a todo momento no que o mundo está exigindo deles. Realizando cursos de atualizações, nos quais sejam estimulados a desenvolverem cada vez mais suas habilidades e descobrirem suas potencialidades para lidar com os desafios diários que se apresentarão.
 
É preciso que tenham em mente instituições parceiras nessa jornada.
 
A UniDom Bosco disponibiliza cursos gratuitos na área. Para que você, além de se tornar um profissional desejado pelo mercado de trabalho, seja um profissional com capacidades de lidar com toda e qualquer dificuldade nas etapas de aprendizagem que se apresentar.
 
Se inscreva no nosso curso gratuito e com certificado "Aspectos Sociais e emocionais no raciocínio lógico", caminhe melhor e chegue mais longe com a UniDom Bosco. 
 

Outras notícias

Veja também


18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…