Você pode entender os aspectos cognitivos como uma espécie de motor no processo da aprendizagem. É através da cognição que o indivíduo consegue processar as informações e responder de forma adequada a todas elas. Tudo isso é importantíssimo para a tomada de decisão do ser humano e, claro, essas partes precisam ser íntegras, maduras e condizentes com a idade.
Desenvolvimento cognitivo
O processo de aprendizagem conta com uma parte importante, que é conhecida como desenvolvimento cognitivo. É através disso que sabemos que o indivíduo está em evolução para alcançar a sua autonomia, isto é, para desenvolver suas tarefas sozinho. Quando há uma alteração nesse sentido, é possível que algo esteja errado ou que a pessoa possa sofrer algum distúrbio.
Na prática
Vamos imaginar uma sala de aula diversificada, com alunos regulares e outros com necessidades especiais. O educador precisa ter em mente que a metodologia utilizada durante as aulas precisa ser útil para todos, já que cada indivíduo dentro desse ambiente tem suas particularidades e dificuldades. Se o profissional de educação não estiver preparado, se não tiver conhecimento nem sensibilidade para atender a todos os tipos de alunos, o resultado será um deficit na aprendizagem do aluno ou do grupo de estudantes.
O cérebro
Podemos imaginar nosso cérebro como uma máquina, e, para seu desempenho correto, é preciso que todas as suas áreas estejam em atividade plena. Há uma série de interligações e integrações que ajudam em seu funcionamento.
As conexões se aprofundam e se interconectam com o objetivo de formar unidades funcionais, e isso acontece para que o cérebro funcione de forma saudável e essencial, a fim de que o indivíduo consiga desempenhar atividades básicas do dia a dia.
Por conta de todo esse processo, conseguimos ler, escrever, pensar, perceber sonhos e estímulos visuais, entender símbolos etc. Por isso, o processo de aprendizagem precisa ser compreendido como algo profundo que acontece dentro de nosso cérebro.
Pós-Graduação em Neuroeducação
A Pós-graduação em Neuroeducação oferece fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento nervoso e sobre as várias etapas de aquisição de habilidades sensoriais, cognitivas, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, sob o prisma da neurociência, estimulando a produção de conhecimentos para a prática neuropedagógica e neurodidática na área educacional.
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