Uni Dom Bosco - A qualidade de vida para o paciente oncológico

A qualidade de vida para o paciente oncológico

Notícia



Diante de uma doença tão cruel e desafiadora, a equipe multidisciplinar que atende ao paciente com câncer precisa se qualificar para fazer um atendimento humanizado e adequado. Diante do enfrentamento dessa doença, é preciso trabalhar, juntamente com a família, para oferecer as melhores condições possíveis para que o paciente oncológico se sinta bem e tenha uma vida com qualidade.
 

Quais são os efeitos do tratamento oncológico que podem afetar a qualidade de vida do paciente?
 

Há três efeitos que são comuns em pacientes que estão passando por um tratamento oncológico:
 

●    Fadiga.
●    Perda de peso.
●    Neuropatia periférica.

 

Esses três pontos afetam diretamente a qualidade de vida do paciente, e o desafio da equipe de saúde é traçar estratégias para diminuir esses efeitos e promover a qualidade de vida, com um tratamento humanizado e adequado no enfrentamento da doença.
 

Dessa forma, é preciso oferecer alternativas para driblar todos esses efeitos, com soluções farmacológicas ou não. Especialistas estudam formas de diminuir os efeitos do tratamento e melhorar a vida dessas pessoas.
 

Por isso, é preciso ajudar o paciente a buscar alternativas alimentares para lidar com a perda de peso, já que isso pode trazer complicações para um quadro de câncer. Há casos em que é essencial a utilização de sondas para a alimentação, e também é preciso um acompanhamento constante de possíveis deficiências nutricionais.
 

Os pacientes que passam por esse tipo de tratamento podem sofrer com a neuropatia periférica, que pode levar a sintomas como:
 

●    formigamento;
●    dor;
●    dormência e aumento da sensibilidade à temperatura.

 

A importância de um bom atendimento
 

É a equipe médica que irá acolher o paciente, escutá-lo e indicar as melhores técnicas para ele lidar com todos os sintomas e efeitos do tratamento oncológico. Por isso, é preciso uma equipe preparadíssima e com conhecimento profundo sobre os procedimentos alternativos que podem ajudar a promover qualidade de vida ao paciente.
 

Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica
 

A Oncologia é uma área que demanda conhecimento teórico específico e, com o perfil atual de morbimortalidade do país, a demanda por enfermeiros especialistas é crescente. O curso de Enfermagem Oncológica tem como concepção o desenvolvimento de competências para o atendimento ao paciente, à família e à comunidade.
 

O objetivo do curso é oferecer conhecimento teórico na assistência de enfermagem ao indivíduo portador de neoplasia, considerando todos os níveis de atenção à saúde, proporcionando a formação de enfermeiros especialistas em oncologia que possam associar o conhecimento técnico-científico à fundamentação ético-política na prática da enfermagem.
 

Saiba mais sobre a Pós em Enfermagem Oncológica da Dom Bosco: https://bit.ly/3rZcwm8




 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…