Uni Dom Bosco - Cinco contribuições da Psicopedagogia para o processo de Aprendizagem

Cinco contribuições da Psicopedagogia para o processo de Aprendizagem

Notícia



Muitos autores renomados como Tânia Grassi, Bossa e Scoz, afirmam que a Psicopedagogia ajuda o professor “a conhecer condições de autoconhecimento, reconstruindo suas subjetividades, buscando sua história, sua existência e suas necessidades,
sabendo mudar internamente para que possam desencadear transformações satisfatórias em sua prática pedagógica” — observam os autores do artigo que aborda as estratégias facilitadoras da Psicopedagogia no processo de aprendizagem.
 
Em síntese, afirma-se que a Psicopedagogia contribui muitíssimo com o processo de aprendizado; no entanto, é preciso ainda uma melhor compreensão acerca de como se dá este processo,especialmente nos casos de alunos com transtornos de aprendizagem.
 
Todo professor empenhando no processo de ensino quer saber quais as estratégias ou contribuições diferenciadas propostas pela Psicopedagogia e como elas podem auxiliar professores e alunos na construção e retenção do conhecimento.
 
Entre as principais contribuições da Psicopedagogia para o processo de aprendizagem, temos:
 
1. Abordagem científica dos processos de aprendizagem
 
Para isso, os psicopedagogos se debruçam em pesquisas e estudos científicos que tentam entender como o cérebro aprende e quais ações promovem, aceleram ou prejudicam a aprendizagem.
 
“A prática psicopedagógica é entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem em seus mais diversos aspectos: cognitivo, emocional ou corpóreo. O trabalho psicopedagógico faz parte do processo ensino-aprendizagem, trabalhando com profissionais envolvidos nas instituições escolares como forma de prevenção, detectando momentos de dificuldades e prevendo questões que seriam motivo para o tratamento futuro na vida educacional dos alunos, além de interagir com o organograma escolar quando problemas de dificuldades de aprendizagem já estão em vigor, trabalhando em diagnósticos e terapias psicopedagógicos” — diz Moura et al. neste artigo.
 
2. A Psicopedagogia contribui com a melhoria no trabalho dos professores
 
Um dos trabalhos possíveis ao psicopedagogo envolve a preparação de profissionais da educação.
 
Uma vez  que “a psicopedagogia possibilita estudar as características da aprendizagem humana” — como diz os autores do artigo PSYCHOPEDAGOGY AND ITS FACILITATING STRATEGIES IN THE LEARNING PROCESS — o psicopedagogo é o profissional mais adequado para capacitar outros profissionais da educação no entendimento das dificuldades de aprendizagem, fazendo recomendações sobre os métodos de ensino, o relacionamento professor/aluno e a comunicação em sala de aula.
 
3. A Psicopedagogia serve como mediadora no processo de aprendizado
 
Essa mediação é uma intervenção, a princípio, preventiva. Mas quando é confirmado que uma criança tem transtornos de aprendizagem, essa intervenção deve ser programada. Conhecendo o processo de ensino-aprendizagem, o psicopedagogo é capaz de investigar os problemas encontrados e contribuir com o professor na construção do conhecimento.
 
4. A Psicopedagogia propõe a busca de outros métodos de ensino
 
O trabalho do psicopedagogo implica num olhar diferenciado para a realidade considerando os problemas e obstáculos ao aprendizado tendo em mente a possibilidade de desenvolver novos métodos de ensino que atendam melhor as pessoas.
 
Marisa Irene Siqueira Castanho, psicopedagoga e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, em seu artigo A Psicopedagogia em um diálogo multidisciplinar, escreve que a Psicopedagogia nasceu num momento de cisão histórica do modelo de ciência hegemônico, que requer novas formas de pensar o conhecimento.
 
5. A Psicopedagogia contribui para a superação dos problemas de aprendizagem
 
A Psicopedagogia surgiu a partir do trabalho de auxiliar crianças e adolescentes que apresentavam dificuldades de aprendizagem. O trabalho consistia em identificar e tratar essas dificuldades.
 
Ainda hoje, segundo Tânia Grassi em seu livro Oficinas Pedagógicas, uma das principais contribuições da psicopedagogia é auxiliar o coordenador pedagógico desenvolvendo estratégias e orientando o corpo docente em relação às dificuldades vivenciadas pelo professor e pelos alunos.
 
Essas são apenas algumas das inúmeras contribuições que o profissional especializado em Psicopedagogia dá ao processo de ensino.
 
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