Síndrome de Asperger

Notícia



A Síndrome de Asperger é considerada um transtorno neurobiológico, um subtipo do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estima-se que cerca de uma a cada 59 crianças é diagnosticada com essa condição. A síndrome é amplamente estudada ainda hoje, e especialistas tentam descobrir quais são suas possíveis causas.
 

Estudos realizados indicam que a Síndrome de Asperger se desenvolve pela influência de fatores genéticos e ambientais. Entre suas principais características estão o apego à rotina e as dificuldades de socialização.
 

Apesar de ser classificada como um nível 1 do espectro autista, a pessoa que tem Síndrome de Asperger pode apresentar alguns sintomas diferenciados de um quadro mais severo de autismo. É possível que a pessoa com essa condição tenha uma fala mais comunicativa, um nível intelectual acima da média e maiores possibilidades de realizar adaptações funcionais.
 

Como os sintomas são apresentados ainda na primeira infância, é importante que os pais e educadores estejam atentos para que a criança seja encaminhada para um acompanhamento especializado. O diagnóstico precoce ajuda a promover a qualidade de vida da pessoa com Asperger.
 

Por se tratar de um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), é preciso que a criança tenha um acompanhamento multidisciplinar. Portanto, é possível a utilização de estratégias comportamentais, psicoeducacionais e medicamentosas.
 

Além disso, quando os sinais são percebidos a tempo, é possível evitar o surgimento de uma série de doenças mentais, como transtorno de ansiedade, depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Pessoas com Síndrome de Asperger estão mais propensas a sofrer com questões de saúde mental.
 

Psicopedagogia
 

A Psicopedagogia tem como objetivo geral um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra no processo de ensino-aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de superação desses impasses por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.
 

Conheça a Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Uni Dom Bosco: https://bit.ly/3uoRFJs




 

Outras notícias

Veja também


09 Jun 2021

Por que a meditação e a psicologia podem ser grandes ferramentas para a saúde mental?

Estamos vivendo uma geração que está cada vez mais em busca de uma melhor qualidade…

26 Mai 2021

As principais alterações fisiológicas causadas pelo envelhecimento

O envelhecimento é um processo na vida de todo ser humano que não pode ser interrompido.…

20 Mai 2021

Por que o brincar é tão importante para o aprendizado infantil?

Muitos pais subestimam o poder das brincadeiras no desenvolvimento infantil e acreditam que esse tipo…