Uni Dom Bosco - Qual é relação da neuroplasticidade com a nossa capacidade de adaptação?

Qual é relação da neuroplasticidade com a nossa capacidade de adaptação?

Notícia



Sabe aquela máxima de que é por meio das dificuldades que conseguimos desenvolver nossa verdadeira força? Então, essa crença popular é inteiramente verdadeira, já que nosso cérebro tem uma capacidade de adaptação incrível diante das adversidades. Por meio da construção de novas redes neurais, nosso cérebro desenvolve um processo muito complexo conhecido como neuroplasticidade.
 

Na verdade, nosso corpo inteiro desenvolve uma série de processos para nos apoiar na superação de dificuldades, ajudando-nos a curar desde um membro quebrado até a resolvermos adversidades. Nosso cérebro tem um mecanismo que tende a resistir ao novo; portanto, de alguma forma, quando somos apresentados a algo novo, nossa primeira ação é fugir e resistir à ideia.
 

Contudo, mesmo com um pouco de resistência, é através da insistência que nosso cérebro vai conseguir desenvolver o desafio que lhe foi proposto. Para ficar ainda mais simples, listamos algumas das situações que modificam nossas redes neurais:
 

•    Experiências vividas.
•    Percepção de fatos.
•    Modificação de comportamentos.

 

Nosso cérebro se adapta às diferentes necessidades, então, conforme vamos vivendo e praticando novas atividades em nossas vidas, nossa rede neural sofre alterações para lidar com todas essas mudanças. Por isso, aprender coisas novas e viver novas experiências são fatores mais que essenciais para manter nossa saúde cerebral.
 

Do mesmo modo que nosso cérebro precisa de estímulos para manter-se bem e ativo, a falta de seu uso e a inatividade podem provocar uma série de problemas, como:
 

•    declínio sensorial e motor;
•    alterações estruturais e neuroquímicas;
•    declínio cognitivo.

 

Tudo que vivemos em nossas vidas ajuda na criação de novas sinapses em nosso cérebro; por isso, é importante ter sempre novos estímulos. Além disso, é importante viver uma vida cercada de boas companhias, manter o hábito de uma boa alimentação e ter períodos de descanso, com tempo suficiente para seu corpo se recuperar.
 

Conheça a Pós-graduação em Neuroeducação da Uni Dom Bosco: https://bit.ly/3dMif9L








 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…