O ensino da Língua Portuguesa passa por modificações importantes desde que as pesquisas na área de Linguística passaram a influenciar os métodos e abordagens de ensino de língua. Mas, apesar dos esforços governamentais em normatizar os PCNs e cursos oferecidos aos professores; das propostas de ensino e livros didáticos cada vez menos normativos, as aulas de Língua Portuguesa ainda são muito centradas no ensino tradicional da gramática. Há pouco trabalho com produção de textos. A análise de textos ainda é conteudista. Isso pode ser decorrente de diversos fatores, dos quais o que mais se destaca, segundo pesquisas, é a inadequada formação dos docentes, a resistência a mudanças da cultura de aprender e até a dificuldade de acesso a novas metodologias de ensino.
Objetivos do curso
Orientar os docentes para que as aulas de Língua Portuguesa fiquem cada vez menos normativas e para que tenham subsídios teóricos e práticos para ensinar com qualidade.
Promover o ensino da língua portuguesa de forma menos normativa e mais atualizada com base nos referenciais da linguística e da linguística aplicada.
Buscar novas tendências de construção do conhecimento, de referenciais teóricos da educação e de metodologias de ensino de Língua Portuguesa.
Orientar os professores quanto à adoção de referenciais teóricos, conceitos de língua e linguagem e métodos de ensino e de aprendizagem adequados ao contexto dos alunos.
A quem se destina: graduados em Pedagogia, Letras e/ou Linguística, Direito, Secretariado Executivo, recém-formados, graduados do ensino com experiência na atividade docente de língua portuguesa que pretendam aprimorar e/ou reciclar sua forma de atuação em sala de aula.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 420h.
Matriz curricular
- Construção do Conhecimento na Educação
- Tendências Atuais da Educação
- Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa
- A Construção do Processo de Letramento: a Leitura e a Produção de Textos
- A prática Docente no Ensino da Língua Portuguesa
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
-Organização do Trabalho Pedagógico: Metodologias
-Gêneros Digitais: Linguagem e Tecnologia
-Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.