Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em MBA em Jornalismo Digital

Pós-Graduação em MBA em Jornalismo Digital

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




A emergência das novas tecnologias, em especial a Internet e os novos formatos de mídia digital, impactam consideravelmente a sociedade e a cultura, criando novos desafios para a mídia convencional, e a morte iminente desta última tem sido prevista com grande convicção por observadores da indústria da comunicação que se preparam para novos formatos de contato com os leitores e públicos de interesse. Realmente, muitos leitores estão abandonando o jornal impresso já que podem ter o mesmo conteúdo em um site. Por que folhear uma revista, se as pessoas agora podem ter acesso aos mesmos artigos e imagens online? E, é claro, por que assistir televisão tradicional se elas podem ter o YouTube no computador? As interações de mídia inteligente de hoje nos permitem acessar o conteúdo de maneira inimaginável uma ou duas décadas atrás. Blogs, podcasts, conteúdo gerado pelo usuário, sites de redes sociais têm se expandido e vão além das noções do que poderíamos esperar e sonhar.

 

Esse contexto propõe um grande desafio para os jornalistas atuais, que precisam atuar através desse novo formato de transmissão de informações gerado pela internet e pelas plataformas digitais, que estão convergindo todas as mídias. Assim, o curso de MBA em Jornalismo Digital foi criado para aprimorar o conhecimento e a visão crítica dos profissionais de jornalismo e capacitá-los para atuar como repórteres e editores, ou gestores de novos negócios editoriais, alinhados com as novas formas de produção e difusão jornalísticas e com os interesses das pessoas que buscam informação nas mídias e plataformas móveis digitais.


Objetivos do curso

O curso visa especializar profissionais em Jornalismo digital capacitados para atuar com visão crítica e competência técnica dentro de um novo contexto que representa uma revolução de como as notícias são consumidos pela sociedade.

 

Profissionais capazes de gerir fontes online e fornecer o relatório rápido, eficiente e preciso de notícias de última hora, em questão de segundos, proporcionando para a sociedade informações em tempo real dos eventos que ocorrerem.



A quem se destina: Jornalistas profissionais e profissionais de comunicação com graduação em curso superior (não necessariamente em curso de jornalismo), com formação direcionada a veículos jornalísticos e empresas de comunicação e mídia de qualquer plataforma.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 420h.


Matriz curricular

-Gêneros Jornalísticos e Produção de Texto
-A linguagem jornalística
-Redes Sociais e Comunicação Interativa
-Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa na Web
-Jornalismo de Dados e Novas Técnicas de Reportagem
- Jornalismo Digital
-Jornalismo Digital especializado nos Portais, Sites, Blogs e Microblogs
-Direito Autoral e de Imagem nos Espaços Digitais
-Didática do Ensino Superior
-Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.