Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em MBA em História da Arte

Pós-Graduação em MBA em História da Arte

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




O curso de MBA em História da Arte foi criado para oferecer uma visão aprofundada em uma área rica e dinâmica, combinando a investigação rigorosa de formas de arte e o diagnóstico crítico de suas conexões com a cultura, política e sociedade. A pós-graduação oferecida nesse campo treina um nível elevado em olhar, pensar e pesquisar a arte em suas abordagens históricas fundamentais, e permite que o aluno compreenda a evolução da arte na linha do tempo, com foco na pintura, escultura, arquitetura, arte impressa, fotografia, arte digital e uso de novas tecnologias, sem deixar de lado as demais formas de artes visuais como o cinema e o teatro. A partir dessa perspectiva, as disciplinas da grade curricular abordam a arte através da sua classificação por posição no tempo em: arte pré-histórica e arte antiga, arte medieval, arte moderna e contemporânea.
O curso oferece oportunidades de estudo para uma sólida formação teórica e crítica no campo das artes, especialmente as visuais, favorecendo a formação de pesquisadores, docentes e produtores culturais, mas, tratando-se de um curso de MBA, a arte também é abordada em seus aspectos de gestão e negócios envolvendo o colecionismo, mercado de artes, curadoria e organização de eventos, para que os alunos se tornem capazes de avaliar e apreciar uma obra, saber procurar obras de arte e o que comprar, além de implementar medidas de conservação, organizar exposições, promover inventários de objetos de valor artístico e negociar com arte.

Objetivos do curso
O objetivo do curso de MBA em História de Arte é especializar profissionais para a área de pesquisa e ensino e/ou formar os futuros gestores de instituições artísticas e culturais e futuros empreendedores no mercado das artes.
A grade curricular entrelaça uma gama de diferentes abordagens para as indústrias culturais, como gestão de negócios no campo das artes visuais, empreendedorismo criativo, captação de recursos para arte e cultura, gestão de curadoria e exposições, e possibilita a aplicação de conhecimentos de artes visuais no campo do design, arquitetura e propaganda criativa.

A quem se destina: Educadores, designers, arquitetos, cineastas, produtores culturais, publicitários e demais profissionais da área de comunicação, profissionais de artes visuais e demais profissionais graduados que encontrarão no curso uma experiência gratificante e uma excelente porta de entrada para trabalhar no setor de arte ou realizar um estudo mais aprofundado das diversas manifestações artísticas.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 420 horas

 

Matriz Curricular

- Estética e Discurso Visual
- Sociedade, Arte e Cultura
- Arte Pré-Histórica e Arte Antiga
- Arte do Renascimento e Arte Moderna
- Arte Contemporânea
- Arte no Brasil
- História das Artes, Técnicas e Usos de Materiais
- Fotografia, Cinema e Vídeo-Arte
- Curadoria e Organização de Exposição
- Didática do Ensino Superior
- Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.