Pós-Graduação em MBA em Gestão Hospitalar

Pós-Graduação a Distância

05/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

03/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




Devido à crescente utilização de tecnologia no ambiente das organizações de saúde a ao envelhecimento progressivo médio da população mundial e nacional, as despesas com saúde consomem parcelas significativas e crescentes das economias nacionais. A boa gestão dos recursos aplicados nesta atividade torna-se assim crucial e de enorme relevância social e econômica.

Neste cenário, a boa gestão das organizações de saúde demanda modernas técnicas de gestão, procedimentos de certificação, que solicitam atividades constantes de gestão cuidadosa de políticas, metas e procedimentos, muitos agora realizados em ambiente informatizado.

Este estado de coisa demanda um novo perfil do gestor hospitalar, solicitando que os profissionais que pretendem atuar nesta área e mesmo os que já nela se encontram atualizem seus conhecimentos e habilidades. Este é o desafio a ser superado que deseja ocupar uma das vagas deste crescente mercado de trabalho.

Ademais, a boa gestão dos recursos destinados à saúde, no Brasil, permitirá que a sociedade brasileira seja atendida de forma digna e humana, o que ainda não acontece nos dias que correm.

Buscando harmonizar temas relacionados à Gestão e a conhecimentos específicos da área de saúde, o curso prepara o aluno para ser um profissional de alto desempenho na gestão de hospitais.

 

Objetivo Geral

Formar profissionais com competências para realizar a gestão das atividades das organizações hospitalares, possibilitando uma visão global de gestão e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades de uma organização de saúde.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão.

Estimular a troca de experiência entre os participantes, bem como a realização conjunta de estudos de casos de auditoria hospitalar.

Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos do setor de Saúde, integrando atualizado tecnologias e práticas de auditoria fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais.

Identificar e compreender as fases do processo de auditoria hospitalar.

Conhecer e saber utilizar as ferramentas e técnicas necessárias à realização da gestão hospitalar.

Compreender o universo do sistema de saúde brasileiro, suas organizações, seu funcionamento, sua normatização e seu financiamento, bem assim o conjunto de sistemas de informação específicos disponíveis.

Instrumentalizar os participantes no acesso e uso das ferramentas tecnológicas através da interação na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD).

 

A quem se destina: Portadores de diplomas de graduação em medicina, enfermagem, saúde pública, odontologia e farmácia, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, que atuem ou tenham interesse em atuar na Gestão Hospitalar.

 

Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 380h

 

Matriz curricular

- POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

- VISÃO ESTRATÉGICA

- BIOÉTICA E ÉTICA EM AUDITORIA

- SISTEMA DA QUALIDADE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

- VISÃO HUMANISTA

- PROCESSOS LICITATÓRIOS, NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

- FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS

- AUDITORIA E CONTROLE HOSPITALAR

- ANÁLISE DE CUSTOS

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.