Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em MBA em Gestão de Processos

Pós-Graduação em MBA em Gestão de Processos

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




O ambiente atual de negócios vem exigindo de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, operações com maior eficiência, velocidade e flexibilidade. Tal ambiente se apresenta a partir de temas que cada vez mais se tornam relevantes e influenciam as estratégias e operações organizacionais. Novas aplicações tecnológicas vêm criando novos paradigmas para todos os segmentos de negócios, visto que viabilizam maior conexão entre os agentes de uma ou mais cadeias de valor. Tais conexões criam e transferem atividades entre agentes e negócios de diferentes cadeias, na medida em que o próprio contexto de operação se adapta e assume uma nova configuração até então impensável, trazendo novamente novos desafios para seus participantes. Em vista disso, a gestão de processos passa a desempenhar papel de grande relevância nas organizações. Tal assunto não é uma novidade - visto que o debate sobre essa área de conhecimento vem se processando desde o advento das teorias de qualidade nos anos 1960, passando pela reengenharia e, mais contemporaneamente, por modelos e ferramentas de gestão como: custos baseados em atividades (ABC), corrente crítica, six sigma e balanced scorecard.

 

No entanto, a ambiência externa atual tem elevado a gestão de processos a um novo patamar de importância para as organizações modernas. Para educar pessoas para uma realidade e competências tão complexas, são necessários desenhos de conteúdos e de metodologias correspondentes, este é o escopo deste programa.

 

Espera-se qualificar e capacitar os egressos em uma perspectiva de educação continuada para estimular o estudo e a pesquisa na área da gestão de processos, promover a discussão sobre o assunto e capacitar profissionais para atuarem nas áreas técnicas de empresas públicas e privadas. O objetivo do curso é capacitar o pós-graduado utilizando técnicas modernas e atuais de gestão de processos para alavancar e sustentar resultados, inovar e gerar valor organizacional.

 

Objetivos do curso

Capacitar profissionais, em nível operacional e gerencial, no mapeamento, análise e melhoria de processos organizacionais para ampliar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir custos e aumentar a satisfação com o trabalho. 

 

A quem se destina: profissionais que atuam ou desejam atuar na área, como analistas e gestores de negócios e de processos, auditores de qualidade, gerentes de projetos, consultores, administradores, engenheiros, profissionais de TI e de outras áreas de formação. Profissionais usualmente com formação em Engenharia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Informática, Economia, Marketing, Psicologia e outras áreas afins, não restringindo, contudo, a estas, tendo em vista as incontáveis aplicações da gestão por processos.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 380h.

 

Matriz curricular

-Visão Estratégica
-Gestão De Pessoas
-Economia E Finanças Para Gestores
-Ferramentas Da Qualidade E Gestão Por Processos
-Melhoria Continua E Tratamento De Não Conformidades
-Análise De Custos
-Gestão, Modelagem E Tranformação De Processos
-Análise, Desenho, Controle E Monitoramento De Processos
-Escritório De Processos, Tecnologia Em Bpm E Modelagem De Processos Com Bpmn
-Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.