Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Pós-Graduação a Distância

25/06/2025 - (data prevista para início do curso)

  • INSCRIÇÕES ATÉ DIA 02/07/2025



A Gestão Escolar atualmente é a área que deve preparar o profissional para gerir a escola e os sistemas educacionais, compreendendo-os como espaços de formação para o desenvolvimento da pessoa humana para sua vivência em sociedade, da qual se espera desenvolvimento e qualidade de vida, num mundo globalizado.

Compete a esse educador compreender na atualidade, as dimensões da educação para o futuro, coordenando equipes de professores e especialistas para a elaboração de todo o Projeto Político Pedagógico das escolas, contemplando um currículo, de acordo com a legislação e as necessidades da clientela escolar, interpretando-o para toda a comunidade escolar.

 

Objetivos do curso

Preparar os futuros gestores educacionais para uma atuação tanto na escola, como nos sistemas educacionais, responsável e competente, crítica e emancipatória.

Oferecer aos alunos uma fundamentação teórica que lhe permita uma ação com exercício crítico-contextual.

Favorecer a realização de pesquisas no processo pedagógico acerca das necessidades de formação dos professores.

 

Carga horária: 540h

Matriz curricular

Gestão de Processos e de Pessoas

Planejamento, controle e decisão

Liderança, motivação e delegação

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Bases neurais do desenvolvimento

Bases biopsicossociais da aprendizagem

Didática do Ensino Superior
 

Fundamentos de Gestão Escolar I

Organização da educação básica pós LDB

Gestão escolar: percepções e desafios

Fundamentos de Gestão Escolar II

Educação brasileira: políticas públicas, gestão, financiamento e parcerias

Gestão escolar e transdisciplinaridade

Coordenação Pedagógica I

A coordenação do trabalho escolar no sistema e na escola

As funções do supervisor, coordenador pedagógico e orientador educacional: possibilidades e tendências

Coordenação Pedagógica II

O currículo como instrumento de formação da cidadania

O projeto político pedagógico e o trabalho

Fundamentos da Educação Brasileira

Dos jesuítas às escolas do império/reformas e ideários pedagógicos

Os movimentos populares em educação/principais tendências da educação contemporânea

Gestão Financeira para Escolas de Alto Desempenho

Gestão financeira e contábil

Organização do Trabalho na Escola I

A escola como local de trabalho e sua especificidade

A natureza do trabalho pedagógico no interior da escola

Organização do Trabalho Na Escola II

A função social da escola e as condições objetivas de trabalho

Autonomia da escola e o processo decisório: níveis de participação

Estratégia Empresarial e Controle de Qualidade

Controle de qualidade

Estratégia empresarial

Empreendedorismo e Inovação

Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.