25/06/2025 - (data prevista para início do curso)
- INSCRIÇÕES ATÉ DIA 02/07/2025

A Gestão Escolar atualmente é a área que deve preparar o profissional para gerir a escola e os sistemas educacionais, compreendendo-os como espaços de formação para o desenvolvimento da pessoa humana para sua vivência em sociedade, da qual se espera desenvolvimento e qualidade de vida, num mundo globalizado.
Compete a esse educador compreender na atualidade, as dimensões da educação para o futuro, coordenando equipes de professores e especialistas para a elaboração de todo o Projeto Político Pedagógico das escolas, contemplando um currículo, de acordo com a legislação e as necessidades da clientela escolar, interpretando-o para toda a comunidade escolar.
Objetivos do curso
Preparar os futuros gestores educacionais para uma atuação tanto na escola, como nos sistemas educacionais, responsável e competente, crítica e emancipatória.
Oferecer aos alunos uma fundamentação teórica que lhe permita uma ação com exercício crítico-contextual.
Favorecer a realização de pesquisas no processo pedagógico acerca das necessidades de formação dos professores.
Carga horária: 540h
Matriz curricular
Gestão de Processos e de Pessoas
Planejamento, controle e decisão
Liderança, motivação e delegação
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Bases neurais do desenvolvimento
Bases biopsicossociais da aprendizagem
Didática do Ensino Superior
Fundamentos de Gestão Escolar I
Organização da educação básica pós LDB
Gestão escolar: percepções e desafios
Fundamentos de Gestão Escolar II
Educação brasileira: políticas públicas, gestão, financiamento e parcerias
Gestão escolar e transdisciplinaridade
Coordenação Pedagógica I
A coordenação do trabalho escolar no sistema e na escola
As funções do supervisor, coordenador pedagógico e orientador educacional: possibilidades e tendências
Coordenação Pedagógica II
O currículo como instrumento de formação da cidadania
O projeto político pedagógico e o trabalho
Fundamentos da Educação Brasileira
Dos jesuítas às escolas do império/reformas e ideários pedagógicos
Os movimentos populares em educação/principais tendências da educação contemporânea
Gestão Financeira para Escolas de Alto Desempenho
Gestão financeira e contábil
Organização do Trabalho na Escola I
A escola como local de trabalho e sua especificidade
A natureza do trabalho pedagógico no interior da escola
Organização do Trabalho Na Escola II
A função social da escola e as condições objetivas de trabalho
Autonomia da escola e o processo decisório: níveis de participação
Estratégia Empresarial e Controle de Qualidade
Controle de qualidade
Estratégia empresarial
Empreendedorismo e Inovação
Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.