Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos

Pós-Graduação a Distância

05/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

03/05/2021 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.

 

A utilização e armazenamento dos documentos eletrônicos podem ser mais fáceis do que os documentos tradicionais. Os riscos inerentes aos documentos em papel e aos documentos eletrônicos se assemelham em relação ao ambiente físico: a preservação de ambos requer cuidados especiais. No entanto, pesa a favor dos documentos eletrônicos três principais fatores: espaço de armazenamento reduzido, recuperação facilitada por buscas inteligentes, disponibilidade de leitura em abrangência geográfica virtualmente ilimitada.

 

Quanto ao período em que cada tipo de documento deve permanecer armazenado e disponível para consulta há uma organização nacional o Conselho Nacional de Arquivologia (CONARQ) que possui resoluções que regem tal assunto. Existe uma tabela de temporalidade, classificações de documentos e uma série de regulamentações, sendo algumas delas exclusivas para os documentos eletrônicos.

 

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.

 

Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.

 

O curso irá presentar as problemáticas vinculadas à produção, ao tratamento, à recuperação e à eliminação ou preservação permanente dos documentos criados e mantidos exclusivamente em computadores. O curso se diferencia dos cursos de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), pois não se restringe somente aos conceitos de uso de tecnologias (softwares). Serão abordadas as práticas atualmente em uso, as expectativas futuras e os aspectos a serem considerados para que os procedimentos de gestão de documentos eletrônicos usados pelas empresas e instituições públicas estejam em conformidade com a legislação nacional.

 

Sendo campo de grande demanda na sociedade brasileira, busca fortalecer a massa crítica profissional que se aliará aos adequados valores que permitam que os custos empresariais sejam adequadamente avaliados e geridos, proporcionando maior rentabilidade e menores riscos às empresas que absorverem estes profissionais.

 

Objetivos do curso

Capacitar profissionais, em nível operacional e gerencial, no tratamento da informação eletrônica, seja ela pública ou privada, e nos vários aspectos técnicos e normativos relacionados à Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos. 

 

A quem se destina: arquivistas, bibliotecários, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.

 

Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 360h.

 

Matriz Curricular

- Visão Estratégica

- Visão Humanista          

- Gestão de Pessoas

- Metodologia da Gestão de Documentos Digitais

- Conceitos e Particularidades da Gestão de Documentos Eletrônicos

- Definições e Tipos de Documentos Eletrônicos

- Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos

- Gestão Eletrônica de Documentos

- Legislação Brasileira referente a Documentos Eletrônicos

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.