Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em Gestão de Custos Empresariais

Pós-Graduação em Gestão de Custos Empresariais

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




A gestão de custos empresariais vem ganhando significativa relevância tanto na empresarial e política quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a economia brasileira neste início do século XXI.

Com a expansão dos mercados, a busca por menores custos, visando maior eficiência, eficácia e efetividade nas operações comerciais, imprime na sociedade mercantil a necessidade de invocação de técnicas e de metodologias para a melhoria da gestão administrativa, com vistas à promoção de um maior crescimento organizacional, visando aferir índices de competitividade e alcance de sustentabilidade em longo prazo.

Nessa perspectiva, os elementos de grande relevância nas organizações, suas estruturas de custos e despesas, relacionam-se aos aspectos contábeis e tributários que as envolvem. A não observância correta dos direitos e deveres gera de uma maneira geral "desperdícios", elevando assim os custos e as despesas, prejudicando sobremaneira o potencial de competitividade.  Para seu adequado desenvolvimento, as empresas carecem de profissionais preparados para definir, desenvolver, gerir e monitorar as melhores opções em Custos, segundo as características de cada organização.

 A vocação do curso está aberta para a articulação entre metodologias de aferição de custos, sua gestão e a formação de profissionais com compreensão sistêmica e aprofundada desta área.

Neste curso serão franqueados conhecimentos imprescindíveis para qualquer profissional que esteja inserido no meio empresarial de forma que tenha a competência de gerenciar equipes multidisciplinares e de elaborar programas de gestão de custos que possam resultar na agregação de valor à instituição ou à sociedade.

 Harmonizado com temas relacionados à Gestão de Custos Empresariais, o curso prepara o aluno para ser um profissional que busca o alto desempenho. Ter esta especialização em seu currículo é a garantia de estar atualizado e ter diferencial competitivo para sua carreira profissional.

 

Objetivo Geral

Formar profissionais da área contábil, econômica, gerencial e demais interessados nas competências necessárias para gerir as atividades relacionadas à Gestão de Custos Empresariais, possibilitando visão global dos processos específicos de gestão, bem assim a formação de agentes multiplicadores da educação em gestão de custos. 

 

Objetivos Específicos

Incorporar as experiências extraclasses do estudante e torná-lo corresponsável pela sua formação dando-lhe amplas possibilidades de escolha, num leque variado de atividades;

Investir em um perfil discente crítico, reflexivo, criativo e capaz de intervir substantivamente, enquanto formando, no mercado de trabalho;

Desenvolver uma visão ampla em Gestão de Custos nas suas diferentes metodologias;

Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório em Custos;

Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de Custos;

Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 380h

 

Matriz curricular

-APROFUNDAMENTO EM CONTABILIDADE
- CONTABILIDADE DE CUSTOS
-CONTABILIDADE GERENCIAL
-ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
-PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
-ANÁLISE DE CUSTOS
-ENGENHARIA FINANCEIRA
-SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
-CONTROLADORIA

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.