Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




A educação profissional na área da saúde precisa considerar que as competências profissionais são construídas ao longo da trajetória da vida profissional do trabalhador, que partilha experiências e práticas coletivas condicionadas pelo contexto econômico, social e político.

A educação profissional configura um campo complexo de atuação, pois precisa combinar o tratamento de temas e conteúdos atualizados e de qualidade com abordagens metodológicas inovadoras, que considerem o perfil desse público: heterogeneamente qualificado nos vários campos da saúde, com grande diversidade de origens culturais, geográficas, de formação acadêmica e com pouquíssima disponibilidade de tempo para dedicação aos processos educacionais.

Para além, precisa atuar em um contexto de pluralismo institucional e social, marca das sociedades contemporâneas, cujas transformações estruturais trouxeram para o setor saúde, especialmente nos últimos anos, inúmeros desafios. Tais desafios se expressam na incorporação de novas ferramentas tecnológicas e organizacionais, que exigem a implementação de novos métodos de trabalho e a emergência de novas tarefas, superando velhas abordagens, remodelando outras e transformando de modo acelerado a realidade e os serviços de saúde.

Trabalhar nesse cenário de contínuas mudanças exige esforço cognitivo e aquisição de competências diversificadas, entre elas: responsabilidade, autonomia, adaptabilidade, cooperação e comunicação. Nesta ótica, a capacidade de planejamento, coordenação, monitoramento e avaliação, negociação e liderança tornam-se competências-chave a ser desenvolvido, o curso vem com a intenção de viabilização e otimização do profissional do século XXI, contemplando solidez e seriedade na qualificação profissional do enfermeiro.

Neste contexto, temos o Enfermeiro que atua na Urgência e Emergência sendo o ator importante para atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar. Por meio do aprendizado dos protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais, o profissional deve ser treinado a gerenciar até mesmo o atendimento em catástrofes. Portanto, o profissional apoia-se na flexibilidade que o curso oferece, podendo fazer seu local e hora de estudos em qualquer lugar que ele esteja em solo brasileiro ou não.

 

Objetivos do curso

- Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Emergência e Urgência;

- Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, no atendimento a pacientes de alta complexidade;

- Compreender os protocolos de atendimento a vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS);

- Empregar o raciocínio crítico na área de enfermagem em emergência e urgência, adulta e pediátrica, com ênfase no processo assistencial;


A quem se destina: educadores, coordenadores, supervisores e líderes da enfermagem com nível de escolaridade superior, que necessitam obter melhores resultados nas equipes em que atuam, com uma expressiva formação como especialista em Enfermagem Urgência e Emergência.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 420h

 

Matriz Curricular:

-Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares
-Políticas Públicas de Saúde
-Tecnologia em Saúde
-Epidemologia e Vigilâncias em Saúde
-Suporte Básico de Vida e Socorro de Emergência
-Planejamento e Gerenciamento de Emergências e Sistema de Comando de Incidentes-ICS
-Enfermagem em Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas
-Enfermagem em Urgências e Emergências Gineco-Obstétricas
-Enfermagem em Urgências Pediátricas
-Transporte do Paciente Crítico e Resgate Aeromédico
-Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.