Pós-Graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Pós-Graduação a Distância

29/07/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

27/07/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




A educação profissional na área de saúde precisa considerar que as competências são construídas ao longo da trajetória da vida, que partilha experiências e práticas coletivas condicionadas pelo contexto econômico, social e político.

A educação profissional configura um campo complexo de atuação, pois precisa combinar o tratamento de temas e conteúdos atualizados e de qualidade, com abordagens metodológicas inovadoras, que considerem o perfil desse público: heterogeneamente qualificado nos vários campos da saúde, com grande diversidade de origens culturais, geográficas, de formação acadêmica e com pouquíssima disponibilidade de tempo para dedicação aos processos educacionais.

Para além, precisa atuar em um contexto de pluralismo institucional e social, marca das sociedades contemporâneas, cujas transformações estruturais trouxeram para o setor saúde, especialmente nos últimos anos, inúmeros desafios. Tais desafios se expressam na incorporação de novas ferramentas tecnológicas e organizacionais, que exigem a implementação de novos métodos de trabalho e a emergência de novas tarefas, superando velhas abordagens, remodelando outras e transformando de modo acelerado a realidade e os serviços de saúde.

Trabalhar nesse cenário de contínuas mudanças exige esforço cognitivo e aquisição de competências diversificadas, entre elas: responsabilidade, autonomia, adaptabilidade, cooperação e comunicação. Nesta ótica, a capacidade de planejamento, coordenação, monitoramento e avaliação, negociação e liderança tornam-se competências-chave a ser desenvolvido, o curso vem com a intenção de viabilização e otimização do profissional do século XXI, contemplando solidez e seriedade na qualificação profissional do enfermeiro.

Neste contexto, temos o Enfermeiro que atua na área de Terapia Intensiva, sendo o ator importante para atuar no atendimento de pacientes em estado grave e que necessitam de cuidados especializados. Portanto, o profissional apoia-se na flexibilidade que o curso oferece, podendo fazer seu local e hora de estudos em qualquer lugar que ele esteja em solo brasileiro ou não.

 

Objetivos do curso

- Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais para que o enfermeiro possa prestar assistência sistematizada a pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva.

- Preparar os profissionais a prestarem assistência em um contexto interdisciplinar, otimizando a resolutividade das ações nas diversas fases do plano terapêutico.

- Propiciar fundamentação técnico–científica da assistência de enfermagem, reflexão sobre os aspectos humanos, éticos e metodológicos na promoção e recuperação da saúde.

- Propiciar fundamentação teórico-prática para a organização das Unidades de Terapia Intensiva.

- Capacitar Enfermeiros para atendimento a pacientes em Unidades de Terapia Intensiva nas mais variadas patologias prestando assistência sistematizada baseadas em planos de cuidados.

- Desenvolver as habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais dos Enfermeiros na assistência ao paciente gravemente enfermo.

- Desenvolver as habilidades na assistência ao paciente gravemente enfermo com casos clínicos.


A quem se destina: educadores, coordenadores, supervisores e líderes da enfermagem com nível de escolaridade superior, que necessitam obter melhores resultados nas equipes em que atuam, com uma expressiva formação como especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

 

Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 420h

 

Matriz Curricular:

-Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares

-Políticas Públicas de Saúde

-Tecnologia em Saúde

-Epidemologia e Vigilâncias em Saúde

-Urgências e Emergências Cardiovasculares

-Enfermagem em UTI de Trauma

-Enfermagem no Pós-Operatório em UTI

-Distúrbios Cardiovasculares e a Hemodinâmica do Paciente Crítico

-Ventilação Mecânica

-Infectologia e Farmacologia Intensiva

 

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.