Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em Auditoria Governamental

Pós-Graduação em Auditoria Governamental

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




A Administração Pública brasileira é alvo há anos de muitas críticas dos mais diversos segmentos da sociedade, entre elas, a ineficiência e a baixa qualidade dos serviços prestados, a lentidão no atendimento à população, a má gestão e a falta de transparência na utilização dos recursos públicos, entre outras.

 

O Brasil é conhecido internacionalmente por ter um dos menores contingentes de auditores no setor governamental em proporção ao número de habitantes e ao número de servidores públicos. Tal situação cria uma atmosfera de permissividade, de ausência de fiscalização e controles, de relaxamento de costumes profissionais, que facilita um ambiente propício à ineficiência e à corrupção.

 

Para reversão desse quadro, existe a necessidade de qualificação e preparo dos servidores públicos para a realização das funções de auditoria, controle, monitoramento e avaliação das ações dos gestores e setor público, entre outras medidas.

 

O curso de pós-graduação em Auditoria em Organizações do Setor Público se deve a este estado de coisas, agravado que foi pelas rápidas mudanças que passou o processo orçamentário no Brasil e a implementação da Legislação sobre Responsabilidade Fiscal, que afetaram profundamente a Contabilidade Pública. Mais mudança de maior montante vem a caminho, neste momento em que o Brasil pretende se adequar às normas internacionais de Auditoria Governamental.

 

A aplicabilidade dos modernos conceitos de gestão passa necessariamente pela competência profissional – recursos humanos. Um curso de pós-graduação em Auditoria Governamental abre caminhos nesta perspectiva, na medida em que exige do aluno a elaboração própria do saber administrativo/contábil/financeiro.


Objetivos do curso

Qualificar os profissionais que atuam nas áreas de controle, monitoramento e avaliação da administração pública brasileira para atenderem, com qualidade, às necessidades profissionais de Auditoria em Organizações do Setor Público do Estado brasileiro em seus vários níveis e poderes e da sociedade, bem como preparar profissionais que pretendem ingressar na carreira pública.



A quem se destina: graduados interessados em atuar em Auditoria Governamental, particularmente aqueles graduados em contabilidade, administração e economia.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 420h


Matriz curricular

- Administração Pública Gerencial
- Teoria Geral da Auditoria
- Contabilidade Pública
- Licitação, Contratos e Convênios
- Orçamento Público e Gestão Fiscal Responsável
- Controle Interno e Externo da Gestão Pública
- Auditoria Operacional
- Auditoria de Conformidade
- Custos no Setor Público
- Didática do Ensino Superior

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.