Uni Dom Bosco - Pós-Graduação a Distância em Auditoria da Gestão dos Sistemas de Saúde

Pós-Graduação em Auditoria da Gestão dos Sistemas de Saúde

Pós-Graduação a Distância

01/05/2024 - (data prevista para início do curso)

  • Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)




Na era da complexidade dos mercados competitivos e globalizado, a gestão dos serviços de enfermagem exige conhecimento para tomada de decisão em áreas cada dia mais técnicas. Tudo isso, considerado em nível local, regional, nacional e internacional. Em função disso, a atividade de auditoria destes serviços, tanto de desempenho quanto de conformidade, tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações deste segmento do ambiente hospitalar.

Controlar e fiscalizar custos, analisar os resultados, prontuários e formar corretamente os gastos dos serviços de enfermagem prestados, são fatores que levam à necessidade de um melhor gerenciamento das informações, para que as diversas alternativas sejam adequadamente conhecidas e mensuradas. Em função disso, a atividade de auditoria tem se destacado no controle no ambiente dos serviços de saúde, sendo considerada como uma área estratégica da organização que opera a prestação de serviços de saúde.

A Auditoria dos Serviços de Saúde pode ser entendida como um processo de investigação sistemático, em que são obtidas e analisadas evidências que permitam ao auditor pronunciar-se sobre a conformidade de uma situação vigente com os critérios de comparação selecionados e comunicar os resultados aos usuários interessados, usualmente dirigentes e investidores.

 

Objetivos do curso

Formar profissionais com competências para auditar a gestão das atividades relacionadas aos sistemas de saúde públicos e privados, possibilitando uma visão global das ferramentas e técnicas de auditoria, bem assim o entendimento conceitual, normativo e operacional das diversas atividades de um sistema de saúde.

 

A quem se destina: Profissionais com nível de escolaridade superior, interessados em atuar na Auditoria da gestão dos sistemas da Saúde, particularmente aqueles formados em medicina, enfermagem, saúde pública, odontologia e farmácia.

 

Metodologia

Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Suporte de dúvidas on-line;

Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga Horária: 420h

 

Matriz curricular

- Didática do Ensino Superior
- Política e Legislação em Saúde
- Teoria Geral da Auditoria
Bioética e Ética em Auditoria
- Sistema da Qualidade e Acreditação Hospitalar
- Relatórios e Indicadores na Auditoria Hospitalar
- Auditoria Medica e de Unidades de Enfermagem
- Sistemas de Serviços de Saúde
- Sistemas Integrados de Gestão Aplicados em Saúde
- Auditoria dos Sistemas SUS e Privados de Saúde Eletrônico da Documentação, Contratos, Convênios e Protocolos Clínicos
- Avaliação Final

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.