Pós-Graduação em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares

Pós-Graduação a Distância

29/07/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 12 meses (1 conteúdo disponibilizado por mês)

27/07/2020 - (data prevista para início do curso)

  • - Duração: 6 meses (2 conteúdos disponibilizados por mês)




Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.

Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.

Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.

 

Objetivos do curso

Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar. 

 

A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais.

 

Metodologia

Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;

Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;

Orientação de tutores on-line;

Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;

Biblioteca digital;

Avaliação continuada através de testes on-line.

Acompanhamento de desempenho on-line.

Carga horária: 360h.

 

Matriz Curricular

- Visão Estratégica

- Visão Humanista

- Administração, Tratamento e Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares

- Atividades de Dinamização dos Serviços em Bibliotecas Públicas e Escolares

- Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos

- Bibliotecas Públicas e Escolares no Contexto da Sociedade da Informação

- Literatura Infanto-Juvenil na Formação do Leitor

- Conservação Preventiva em Acervos  

- Gestão Eletrônica de Documentos

 

 

Documentação

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.