Uni Dom Bosco - Por que o brincar é tão importante para o aprendizado infantil?

Por que o brincar é tão importante para o aprendizado infantil?

Notícia



Muitos pais subestimam o poder das brincadeiras no desenvolvimento infantil e acreditam que esse tipo de atividade seja apenas um detalhe na vida da criança. Na verdade, durante a infância, a brincadeira é uma ferramenta importantíssima de aprendizado, que pode ser aplicada em casa e na escola.
 

Em suas diretrizes, as práticas pedagógicas que norteiam a educação infantil têm o brincar como uma atividade essencial, importância reconhecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Portanto, além de ser um tipo de metodologia recomendada pelos órgãos responsáveis, também é um dever as escolas oferecerem brincadeiras para auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento da criança.
 

Por meio das brincadeiras feitas dentro da sala de aula, os professores buscam atingir uma série de objetivos pedagógicos. Portanto, é preciso que os docentes tenham um planejamento e normas que norteiem suas ações dentro da sala de aula, tudo isso em prol do desenvolvimento integral das crianças.
 

A diferença entre brincar em casa ou na escola está nos objetivos das atividades propostas. Dentro de casa, o objetivo dos pais não está em acompanhar a criança e seu desenvolvimento durante as brincadeiras, e as atividades, por mais que haja um aprendizado ali, são propostas como forma de distração das crianças.
 

Dentro da sala de aula, o cenário é completamente diferente; as crianças são desafiadas diariamente. As atividades são propostas de formas diferentes, com novos materiais e metodologias; dessa forma, é possível levar a criança a uma constante evolução em suas habilidades sociais, motoras, sensoriais e cognitivas.
 

Conheça o curso de Pós-graduação em Neuroeducação, da Pós Uni Dom Bosco: https://bit.ly/3dMif9L


 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…