Uni Dom Bosco - Por que a meditação é tão importante e pode mudar a sua vida?

Por que a meditação é tão importante e pode mudar a sua vida?

Notícia



Lidamos com uma série de situações e informações durante todo o dia, e isso pode gerar alguns efeitos em nossa saúde mental e física. Há pessoas que desenvolvem um quadro de estresse, outras acabam se tornando ansiosas. Diante disso, temos que nos preocupar com a nossa rotina e com cuidados simples para mantermos nossa sanidade, e, nesse contexto, a meditação proporciona ao indivíduo um momento para respirar e observar os pensamentos.
 

A meditação nos traz para o momento presente, para vivermos o agora. As pessoas que aderiram a essa prática em seu dia a dia conseguem viver um estado de felicidade genuína, que independe de situações externas. Isso é resultado de uma mente mais saudável e equilibrada, que pode ser conquistada com o esforço necessário.
 

O que a meditação pode mudar?
 

Quando começamos a meditar, percebemos que em nossa mente há um turbilhão de pensamentos que nos geram ondas distintas de sensações. Uma hora podemos estar felizes, depois tristes, ansiosos, depressivos, e por aí vai.
 

Criando o hábito de meditar, passamos a entender melhor nossos pensamentos e a nos concentrar em questões mais sólidas. Tornamo-nos amigos da mente, conseguimos guiá-la para um caminho mais saudável e menos conturbado.
 

Pouco aprendemos e sabemos sobre a nossa mente, sobre como o nosso cérebro funciona. Como seres humanos, a única coisa que somos condicionados a fazer é buscar a felicidade e a plenitude no mundo externo, e esquecemos completamente que isso está ligado ao nosso interior. Essa é a razão por que é tão importante cuidar da mente, e a meditação é uma técnica que nos proporciona isso.
 

Quando saímos do piloto automático, entramos em contato com nossas emoções, nossos sentimentos e nossos pensamentos, e passamos a prestar mais atenção no agora. A meditação nada mais é do que um treinamento mental que nos permite voltar a um estado natural da mente.
 

É uma mudança de vida
 

Muitos estudos científicos vêm analisando os benefícios e as mudanças que a meditação pode causar em nossa saúde mental. Os resultados dessas pesquisas têm sido positivos, já que a prática tem se mostrado bastante eficiente no que diz respeito à qualidade de vida.
 

A meditação é um treinamento importantíssimo para a reorganização cerebral, que acontece tanto no campo funcional quanto estrutural. Sua prática contínua também auxilia na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse. Além disso, a meditação é capaz de mudar as redes cerebrais subjacentes a funções como atenção, compaixão e na regulação das nossas emoções. A prática está ficando cada vez mais popular e tornando-se um hábito na vida das pessoas.
 

Conheça a Pós-Graduação em Docência e Prática da Meditação da Pós Uni Dom Bosco: https://bit.ly/2zClUoH

 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…