Por que a liderança dentro de sala de aula é tão importante para os professores?

Notícia



A exemplo do que ocorre no contexto corporativo, o docente também realiza uma função muito importante de liderança dentro da sala de aula. Nesse cenário, o professor é uma figura de autoridade e precisa exercer suas funções com muita perseverança, cuidado e responsabilidade. Portanto, seu papel precisa ser sempre voltado para gerar motivação, admiração e empatia.
 

Principais ações de um professor que sabe exercer sua liderança
 

●    Consegue ser um exemplo para os alunos.
●    Cuida de sua postura corporal dentro da sala de aula.
●    Circula livremente pela sala de aula, tanto para se aproximar mais dos alunos quanto para lhes passar mais segurança.
●    Constrói uma relação mais próxima com os alunos e demonstra interesse pelos seus anseios, ou seja, empatia.
●    Não demonstra rigidez ou hostilidade, e, para isso, é preciso sorrir. Por meio desse simples ato é possível melhorar a sua imagem como professor e transparecer alegria no ensinar.
●    Cuida do seu tom de voz, o qual revela as diversas variações de emoções. Nossas emoções de empolgação e alegria ao ensinar também são sentidas através da voz.
●    Busca conhecer os seus alunos e chamá-los pelo nome.
●    Mostra-se sempre disposto a escutar os seus alunos.

 

Essas são apenas algumas das principais aptidões para um bom líder dentro da sala de aula. Uma série de outros aspectos podem ser trabalhados para que o professor consiga construir uma presença marcante dentro da sala de aula e conquistar uma carreira bem-sucedida.
 

A quebra de paradigmas na docência do ensino superior
 

Nos últimos anos, a educação superior brasileira apresentou um crescimento e uma consolidação até então não verificados em sua história. A universidade deve adaptar-se aos novos tempos, ser repensada e remodelada. A velocidade atual do avanço da ciência não permite que o docente permaneça na posição de transmissor do conhecimento. Ele deve ser um líder e articulador que oriente o aluno não só na aquisição do saber, mas no desenvolvimento de habilidades e competências, utilizando os diversos canais modernos de aprendizagem.
 

Nesse contexto, o curso de especialização em Docência do Ensino Superior é concebido como um processo educacional no qual o profissional que deseja atuar no magistério superior tenha a oportunidade de ser inserido na comunidade acadêmica, conhecer as suas políticas e modalidades, ao mesmo tempo que, em uma visão inovadora, lhe serão oferecidas vivências para desenvolver conhecimentos, atitudes, habilidades e competências adequadas às demandas atuais de seus alunos e aos modernos paradigmas universitários.
 

Para isso, a Pós-Graduação Uni Dom Bosco oferece o curso de Pós em Docência do Ensino Superior, que tem como objetivo qualificar profissionais para a docência no Ensino Superior, oferecendo-lhes instrumental teórico-metodológico e vivências para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas que lhes permitam atender com eficácia às necessidades contemporâneas do mercado universitário brasileiro, com especial ênfase aos aspectos humanos de liderança, comunicação e gestão educacional estratégica.
 

Quer saber mais sobre a Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior? Então, acesse: https://bit.ly/3egc7Gh

 

 

Outras notícias

Veja também


15 Set 2021

A importância dos estudos sobre o desenvolvimento infantil

É importante destacar que a infância é uma etapa da vida do ser humano que precisa…

02 Set 2021

O que a meditação muda em seu corpo?

A meditação é uma técnica poderosa que pode influenciar positivamente o…

25 Ago 2021

Por que um curso de pós-graduação é tão importante para o advogado?

O mercado de trabalho, de forma geral, está em constante transformação, exigindo…