A exemplo do que ocorre no contexto corporativo, o docente também realiza uma função muito importante de liderança dentro da sala de aula. Nesse cenário, o professor é uma figura de autoridade e precisa exercer suas funções com muita perseverança, cuidado e responsabilidade. Portanto, seu papel precisa ser sempre voltado para gerar motivação, admiração e empatia.
Principais ações de um professor que sabe exercer sua liderança
● Consegue ser um exemplo para os alunos.
● Cuida de sua postura corporal dentro da sala de aula.
● Circula livremente pela sala de aula, tanto para se aproximar mais dos alunos quanto para lhes passar mais segurança.
● Constrói uma relação mais próxima com os alunos e demonstra interesse pelos seus anseios, ou seja, empatia.
● Não demonstra rigidez ou hostilidade, e, para isso, é preciso sorrir. Por meio desse simples ato é possível melhorar a sua imagem como professor e transparecer alegria no ensinar.
● Cuida do seu tom de voz, o qual revela as diversas variações de emoções. Nossas emoções de empolgação e alegria ao ensinar também são sentidas através da voz.
● Busca conhecer os seus alunos e chamá-los pelo nome.
● Mostra-se sempre disposto a escutar os seus alunos.
Essas são apenas algumas das principais aptidões para um bom líder dentro da sala de aula. Uma série de outros aspectos podem ser trabalhados para que o professor consiga construir uma presença marcante dentro da sala de aula e conquistar uma carreira bem-sucedida.
A quebra de paradigmas na docência do ensino superior
Nos últimos anos, a educação superior brasileira apresentou um crescimento e uma consolidação até então não verificados em sua história. A universidade deve adaptar-se aos novos tempos, ser repensada e remodelada. A velocidade atual do avanço da ciência não permite que o docente permaneça na posição de transmissor do conhecimento. Ele deve ser um líder e articulador que oriente o aluno não só na aquisição do saber, mas no desenvolvimento de habilidades e competências, utilizando os diversos canais modernos de aprendizagem.
Nesse contexto, o curso de especialização em Docência do Ensino Superior é concebido como um processo educacional no qual o profissional que deseja atuar no magistério superior tenha a oportunidade de ser inserido na comunidade acadêmica, conhecer as suas políticas e modalidades, ao mesmo tempo que, em uma visão inovadora, lhe serão oferecidas vivências para desenvolver conhecimentos, atitudes, habilidades e competências adequadas às demandas atuais de seus alunos e aos modernos paradigmas universitários.
Para isso, a Pós-Graduação Uni Dom Bosco oferece o curso de Pós em Docência do Ensino Superior, que tem como objetivo qualificar profissionais para a docência no Ensino Superior, oferecendo-lhes instrumental teórico-metodológico e vivências para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas que lhes permitam atender com eficácia às necessidades contemporâneas do mercado universitário brasileiro, com especial ênfase aos aspectos humanos de liderança, comunicação e gestão educacional estratégica.
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