Uni Dom Bosco - O que é o sistema endócrino?

O que é o sistema endócrino?

Notícia



Em nosso organismo, o sistema endócrino desempenha o papel importantíssimo de coordenar e integrar a atividade das células, e trabalhar na manutenção da homeostasia durante toda a nossa vida. Esse sistema é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo.
 
Antes de mais nada, é importante entendermos que os hormônios têm a função principal de controlar e atuar como mensageiros que ajudam a coordenar todas as atividades do nosso organismo, e é o sistema endócrino que ajuda na produção e secreção desses hormônios. 
 
Quais são as principais glândulas do sistema endócrino? 
 
Hipotálamo.
Hipófise. 
Glândulas paratireoides. 
Células ilhotas do pâncreas. 
Glândulas adrenais. 
Glândula tireoide.
Testículos no homem e ovários na mulher. 
 
Qual é a diferença entre glândulas endócrinas e exócrinas?
 
Glândulas endócrinas: liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea. 
Glândulas exócrinas: liberam hormônios e outras substâncias para dentro de um duto. 
 
É importante ressaltar que nem todos os órgãos que secretam hormônios e substâncias fazem parte do sistema endócrino. Há uma série de glândulas em nosso corpo que também não fazem parte desse sistema, como as glândulas salivares e as sudoríparas, por exemplo. No caso do pâncreas, trata-se de uma glândula simultaneamente endócrina e exócrina, pois desempenha uma função dupla para contribuir para o funcionamento do organismo. 
 
Pós-graduação em Bases Nutricionais da Atividade Física 
 
O exercício, a atividade física e a nutrição vêm sendo cada vez mais confirmados como estímulos capazes de evitar os processos deletérios decorrentes de várias doenças crônico-degenerativas. Tal fato torna-se ainda mais relevante diante da crescente constatação de que as abordagens farmacológicas são extremamente caras e proporcionalmente não apresentam sempre o retorno esperado, o que torna sua relação custo-benefício pouco interessante.
 
Nessa especialização, o aluno é convidado a aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema endócrino, um dos temas abordados durante o curso. O objetivo dessa pós-graduação é proporcionar ao profissional uma atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentada em uma melhor qualidade na área de nutrição e suplementação aplicadas à atividade física, ao condicionamento físico e ao treinamento esportivo, considerando as recomendações nutricionais necessárias para a saúde do praticante de atividade física ou do atleta. O curso visa, portanto, preparar o profissional para atuar com mais segurança e melhor padrão tanto no atendimento direto ao cliente quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica por meio de pesquisas.
 
Quer saber mais sobre o curso? Acesse: https://bit.ly/37wPOZ5
 
 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…