Em nosso organismo, o sistema endócrino desempenha o papel importantíssimo de coordenar e integrar a atividade das células, e trabalhar na manutenção da homeostasia durante toda a nossa vida. Esse sistema é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo.
Antes de mais nada, é importante entendermos que os hormônios têm a função principal de controlar e atuar como mensageiros que ajudam a coordenar todas as atividades do nosso organismo, e é o sistema endócrino que ajuda na produção e secreção desses hormônios.
Quais são as principais glândulas do sistema endócrino?
● Hipotálamo.
● Hipófise.
● Glândulas paratireoides.
● Células ilhotas do pâncreas.
● Glândulas adrenais.
● Glândula tireoide.
● Testículos no homem e ovários na mulher.
Qual é a diferença entre glândulas endócrinas e exócrinas?
● Glândulas endócrinas: liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea.
● Glândulas exócrinas: liberam hormônios e outras substâncias para dentro de um duto.
É importante ressaltar que nem todos os órgãos que secretam hormônios e substâncias fazem parte do sistema endócrino. Há uma série de glândulas em nosso corpo que também não fazem parte desse sistema, como as glândulas salivares e as sudoríparas, por exemplo. No caso do pâncreas, trata-se de uma glândula simultaneamente endócrina e exócrina, pois desempenha uma função dupla para contribuir para o funcionamento do organismo.
Pós-graduação em Bases Nutricionais da Atividade Física
O exercício, a atividade física e a nutrição vêm sendo cada vez mais confirmados como estímulos capazes de evitar os processos deletérios decorrentes de várias doenças crônico-degenerativas. Tal fato torna-se ainda mais relevante diante da crescente constatação de que as abordagens farmacológicas são extremamente caras e proporcionalmente não apresentam sempre o retorno esperado, o que torna sua relação custo-benefício pouco interessante.
Nessa especialização, o aluno é convidado a aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema endócrino, um dos temas abordados durante o curso. O objetivo dessa pós-graduação é proporcionar ao profissional uma atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentada em uma melhor qualidade na área de nutrição e suplementação aplicadas à atividade física, ao condicionamento físico e ao treinamento esportivo, considerando as recomendações nutricionais necessárias para a saúde do praticante de atividade física ou do atleta. O curso visa, portanto, preparar o profissional para atuar com mais segurança e melhor padrão tanto no atendimento direto ao cliente quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica por meio de pesquisas.
Outras notícias
Veja também
10
Fev 2025
Ensino a distância democratiza o acesso ao MBA em Gestão de Departamento Pessoal
Com a popularização do ensino a distância, profissionais de todo o Brasil podem…
07
Fev 2025
Empresas Estão Investindo Mais em Profissionais de Relações Trabalhistas
O setor de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais estratégico dentro das empresas. Com…
07
Fev 2025
Os cursos de Pós-Graduação EAD mais procurados em 2025
Em 2025, a educação a distância (EAD) consolidou-se como uma alternativa eficaz…