Uni Dom Bosco - O fisioterapeuta na pandemia da COVID-19

O fisioterapeuta na pandemia da COVID-19

Notícia



O fisioterapeuta tem desempenhado um papel indispensável durante essa pandemia do coronavírus. A reabilitação cardiorrespiratória dos pacientes é um dos importantes passos do tratamento da doença.
 

Ao lado de outros profissionais, o fisioterapeuta também fica responsável pela triagem dos pacientes e é determinante para avaliar se estes precisarão ou não de ventilação mecânica. Os pacientes diagnosticados com COVID-19 podem evoluir muito rapidamente para um quadro de insuficiência do sistema respiratório, que pode culminar no deficit de sustentação da respiração e no acúmulo de secreção.
 

Nesses casos, o fisioterapeuta age diretamente para o restabelecimento de algumas funções, como:
 

•    função ventilatória;
•    correção das disfunções e dos comprometimentos da manutenção da oxigenação;
•    promoção de procedimentos que potencializam a expectoração do excessivo muco que fica acumulado nos pulmões.

 

Dessa forma, a fisioterapia ajuda o paciente a manter o sistema respiratório funcionando de forma compatível com as necessidades do organismo. Através de sua capacitação e de recursos manuais, instrumentais e não instrumentais, é possível restabelecer as condições respiratórias e promover o bem-estar durante o tratamento da doença.
 

Além disso, o paciente também é submetido a uma atenção maior do fisioterapeuta no aspecto motor, em que o profissional se dedica a preservar e a restabelecer as funções motoras e cognitivas durante a internação e na alta hospitalar.
 

Durante todo o período de internação, o paciente será atendido de forma exemplar pelo fisioterapeuta, para que sua saúde seja reabilitada. No caso dos desdobramentos da infecção, o profissional aplicará seu conhecimento e técnicas para conseguir contornar a situação e ajudar o paciente a obter um quadro evolutivo positivo e em direção à sua recuperação plena.
 

A Pós Uni Dom Bosco oferece o curso de Pós-graduação EAD em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Saiba mais em: https://bit.ly/2TFGEmu


Fonte: https://avozdaserra.com.br/noticias/o-importante-papel-da-fisioterapia-na-pandemia



 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…