Uni Dom Bosco - Fisioterapia Gerontológica: a importância da promoção de bem-estar e saúde na terceira idade

Fisioterapia Gerontológica: a importância da promoção de bem-estar e saúde na terceira idade

Notícia



A estimativa é que a população idosa no Brasil sofra um aumento drástico nos próximos anos, dobrando o número. Portanto, o mercado vai exigir que os profissionais tenham habilidades e conhecimentos sobre as necessidades dos pacientes idosos. O mesmo acontecerá com a área de fisioterapia, razão pela qual é uma tendência o aumento de oportunidades para os profissionais especializados em Fisioterapia Gerontológica.
 

A especialização e o atendimento do fisioterapeuta gerontológico são regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITTO) desde janeiro de 2017. O principal objetivo dos profissionais da área é a promoção de saúde e bem-estar para a população idosa, auxiliando no tratamento de doenças e tornando a vida do paciente mais autônoma e saudável.
 

Fisioterapia: onde trabalhar?
 

O papel principal do fisioterapeuta gerontológico é a preservação motora do idoso. Além disso, é importante ressaltar que a fisioterapia desempenha um papel importantíssimo na recuperação e na manutenção das funções físicas, psicossociais, cognitivas e emocionais.
 

Por meio do acompanhamento especializado, o idoso consegue minimizar e até evitar os efeitos das perdas fisiológicas dos sistemas ósseo e neuromuscular. A Fisioterapia Gerontológica também ajuda a retardar as consequências de doenças crônico-degenerativas.
 

O fisioterapeuta realiza um grande trabalho voltado para entender o histórico clínico, familiar e psicológico do idoso, para assim realizar o tratamento de forma adequada e eficiente. Tudo isso é feito através de uma abordagem específica e humanizada, com o objetivo de acolher os idosos e ajudá-los a superar as barreiras do envelhecimento.
 

Benefícios da Fisioterapia Gerontológica
 

•    Diminui as dores musculares, o peso corporal e a resistência vascular.
•    Melhora fatores como: composição corporal, pressão arterial em repouso, função pulmonar, controle da glicemia, perfil lipídico, força, flexibilidade, autoestima, autoconfiança e circulação periférica.
•    Promove uma melhora significativa no equilíbrio e na marcha.
•    Ajuda a prevenir quedas.
•    Promover uma série de benefícios psicossociais.
Fisioterapia Gerontológica: onde estudar?

 

A Pós Uni Dom Bosco oferece o curso de especialização em Fisioterapia em Gerontologia. O curso é ofertado na modalidade a distância e tem como objetivo proporcionar subsídios teóricos e práticos a fisioterapeutas interessados no atendimento à população idosa.
 

Quer saber mais sobre a Pós em Fisioterapia em Gerontologia? Acesse: https://bit.ly/3khLwdE



 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…