Uni Dom Bosco - Como o exercício físico pode melhorar o quadro de saúde de pessoas com hipertensão

Como o exercício físico pode melhorar o quadro de saúde de pessoas com hipertensão

Notícia



Os especialistas indicam, quase que todo o tempo, que manter um corpo ativo fisicamente só traz benefícios para a saúde. Praticar atividade física é um hábito de autocuidado e pode ajudar a amenizar os efeitos de uma série de doenças, como a hipertensão, que não tem cura, e, em alguns casos, pode até eliminar a possibilidade do uso de medicamentos.
 

No Brasil, estima-se que 36 milhões de pessoas convivam com a doença, e muitas nem sabem disso. A atividade física, além de ser muito prazerosa, desempenha um papel importantíssimo de prevenção de doenças. É possível fortalecer o nosso organismo e protegê-lo de uma série de enfermidades. No caso de pessoas já diagnosticadas com hipertensão, o exercício físico ajuda a controlar a pressão arterial.
 

A alimentação saudável e a prática regular de atividade física são hábitos que precisam ser cultivados por qualquer pessoa, independentemente de seu estado de saúde. No caso de pessoas hipertensas, é preciso levar isso ainda mais a sério, já que sua saúde precisará ser supervisionada frequentemente, e é preciso utilizar artifícios para evitar o agravamento da doença e promover o bem-estar e uma vida com mais qualidade.
 

Quando o indivíduo pratica atividade física regularmente, seu corpo inteiro é transformado. Uma pessoa ativa fisicamente consegue desfrutar de benefícios como resistência, força muscular, flexibilidade articular, capacidade aeróbica e manutenção ou perda de peso. A atividade física impacta diretamente no controle da pressão arterial, ajudando o paciente a manter a saúde em dia.
 

Para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas é preciso fazer exames com regularidade. O acompanhamento médico é essencial. A mudança de hábitos é apenas uma das grandes etapas em rumo a uma saúde exemplar.
 

Conheça o curso de Pós-Graduação em Condicionamento Físico e Saúde no Envelhecimento: https://bit.ly/37RQcBf

 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…