Uni Dom Bosco - Como a neuroeducação pode melhorar a aprendizagem?

Como a neuroeducação pode melhorar a aprendizagem?

Notícia



A neuroeducação pode ser usada como uma ferramenta de promoção do desenvolvimento e da aprendizagem do aluno. A união entre psicologia, educação e neurociência é importantíssima para trabalhar o aluno de forma interdisciplinar e, claro, para entender o ser humano de forma mais profunda.
Neuroeducação na sala de aula

 

O primeiro passo para entender melhor como funciona a neuroeducação e aplicá-la em sala de aula é seguir alguns preceitos básicos dessa abordagem. Dessa forma, você consegue aplicar com excelência a técnica dentro da rotina escolar.
 

Individualidade: a neuroeducação defende que cada cérebro reage de um jeito a diferentes tipos de estímulos. É através das reações que a mente do indivíduo pode ser modificada. Utilize ferramentas como jogos, músicas, exercícios práticos e de raciocínio.
 

Ambiente: é importante saber que o processo de aprendizagem do aluno está amplamente ligado às suas influências sociais, às suas predisposições genéticas e ao seu processo cerebral individual. Entender esses contextos para melhorar a abordagem e facilitar os estudos para todos os alunos também faz parte de um trabalho de individualização do ensino.
 

Autoquestionamento: o aprimoramento cognitivo precisa ser constante; então, o ideal é convidar o aluno para o debate. Quando discutimos os temas propostos, conseguimos aprender mais e aprimorar nossa capacidade crítica.
 

Avaliação comportamental: só é possível conhecer as características comportamentais do aluno e entender os contextos em que ele vive através da aplicação de avaliações. Os testes de cognição e os mapeamentos cerebrais ajudam os professores a entender possíveis dificuldades de aprendizagem ou transtornos comportamentais. Dessa forma, fica mais fácil melhorar as metodologias e aprimorar o processo de ensino para que o aluno desfrute melhor das aulas.
 

Conheça o curso de Pós em Neuroeducação: https://bit.ly/2Bo0aOl



 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…