Uni Dom Bosco - A importância dos estudos sobre o desenvolvimento infantil

A importância dos estudos sobre o desenvolvimento infantil

Notícia



É importante destacar que a infância é uma etapa da vida do ser humano que precisa sempre ser estudada por especialistas e estudiosos, com a intenção de trazer à tona discussões importantes e mudanças significativas em relação à educação infantil em todos os aspectos. É através do estudo que é possível traçar estratégias e metodologias para driblar problemas e transtornos comuns na infância, propondo ações e tratamentos adequados para essas questões. 

Dessa forma, o setor educacional infantil prepara profissionais da educação para atender às mais variadas demandas que acontecem dentro e fora da sala de aula, definindo, de forma adequada, a metodologia que será aplicada, as adaptações que serão feitas para cada aluno, bem como entendendo as reações dos alunos a cada conteúdo e atividade proposta. Todo esse processo tem como principal foco trazer o aluno para um aprendizado eficiente e adequado às suas necessidades. 

O estudo sobre o desenvolvimento infantil não é só benéfico para o setor educacional; na verdade, essas pesquisas têm o poder de mudar a sociedade, influenciando na educação das crianças dentro de casa e da sala de aula, ajudando pais, famílias e professores a entender as fases do desenvolvimento infantil e a lidar com todos os desafios. 

O reconhecimento de transtornos relacionados a dificuldades de aprendizagem e a distúrbios neurobiológicos só foi possível porque tivemos o esforço acadêmico de especialistas, cientistas, educadores e de uma gama de profissionais que dedicaram tempo em estudar os diversos aspectos do comportamento infantil. 

Quais são as fases da infância classificadas por faixa etária? 

- Primeira infância. 

- Fase pré-escolar. 

- Período de latência. 

- Estágio de puberdade. 

Fases do desenvolvimento infantil:

- Fase sensório-motora. 

- Fase pré-operatória. 

- Fase operatória concreta. 

- Fase operatória formal. 

Hoje em dia, os profissionais da educação não podem limitar suas capacidades de obter conhecimento. Portanto, é preciso que o investimento em aprendizado especializado seja constante. A educação, assim como qualquer outro setor, é um mercado em constante evolução e transformação, razão pela qual os profissionais atuantes nesse setor precisam se instrumentalizar para lidar com as complexidades do desenvolvimento infantil. 

Uma das melhores formas de você obter conhecimento e melhorar suas oportunidades profissionais é investir em um curso de pós-graduação. A Uni Dom Bosco oferece o curso de Pós em Docência na Educação Infantil, que tem como objetivo fornecer instrumental teórico-prático para que o professor de educação infantil e das séries iniciais tenha condições de organizar estratégias adequadas aos alunos, viabilizando a construção de conhecimento por meio da vivência e da experiência, e favorecendo o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino. O curso objetiva, ainda, tornar os profissionais aptos em relação ao processo inclusivo, para receberem crianças com necessidades educativas especiais.

Saiba mais sobre a Pós em Docência na Educação Infantil: https://bit.ly/3z8clXp

 

Outras notícias

Veja também


02 Set 2021

O que a meditação muda em seu corpo?

A meditação é uma técnica poderosa que pode influenciar positivamente o…

25 Ago 2021

Por que um curso de pós-graduação é tão importante para o advogado?

O mercado de trabalho, de forma geral, está em constante transformação, exigindo…