Uni Dom Bosco - A ginástica laboral e seus benefícios

A ginástica laboral e seus benefícios

Notícia



A ginástica laboral é uma prática de exercício focada no ambiente de trabalho e cujo objetivo principal é prevenir patologias decorrentes das atividades laborais. Muitas empresas disponibilizam para seus funcionários o acesso a esse tipo de atividade, pelo menos 15 minutos por sessão. Os dias da semana são definidos pelo empregador.
 

Classificações da ginástica laboral
 

Em geral, a equipe de RH da empresa define, junto com o instrutor da atividade, como a ginástica laboral será aplicada e com qual objetivo. Dessa forma, os colaboradores são convidados a dedicar 15 minutos de seu dia para a realização dos movimentos, que podem ser aplicados para os seguintes objetivos:
 

Preparatória – Essa modalidade é aplicada no começo da jornada de trabalho, por meio de movimentos que buscam melhorar a coordenação, o equilíbrio, a concentração, a flexibilidade e a resistência muscular, e é ideal para os colaboradores que realizam um trabalho mais físico. Os benefícios dessa modalidade são:
●    Melhora a oxigenação tecidual.
●    Aumenta a frequência cardíaca.
●    Melhora a disposição.
●    Otimiza a concentração.

 

Compensatória – Essa modalidade é aplicada durante o dia, no decorrer da jornada de trabalho. Seu objetivo principal é aliviar a tensão muscular causada pela má postura ou pelo esforço excessivo. Por meio dos exercícios, é possível trabalhar a correção da postura e promover exercícios respiratórios. Seus principais benefícios são:
●    Elimina os resíduos metabólicos.
●    Promove a correção postural.
●    Melhora a flexibilidade.

 

Relaxamento – Essa modalidade é aplicada no final da jornada de trabalho e tem como principal objetivo promover o relaxamento e o alívio das tensões vividas durante o dia. Seus principais benefícios são:
●    Diminuição do estresse.
●    Alívio da tensão.

 

Pós-Graduação em Ginástica Laboral: Ação em Saúde do Trabalhador
 

O sedentarismo tornou-se uma preocupação mundial e atinge níveis populacionais cada vez maiores, sendo considerado o principal responsável pelo desenvolvimento de doenças crônico- degenerativas no mundo. Nas empresas, acaba gerando gastos extras com o absenteísmo, a baixa de produtividade e despesas com seguro-saúde dos funcionários.
 

Pesquisas têm demonstrado a importância da adoção de programas de promoção da saúde no local de trabalho, com destaque especial para a prática de atividades físicas, conscientizando os funcionários da importância da adoção de um estilo de vida ativo, por meio da oferta de ambientes e atividades adequadas, reduzindo assim os custos decorrentes do sedentarismo, prevenindo as principais sintomatologias dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e preparando o funcionário para a jornada de trabalho, proporcionando ganhos para a saúde e qualidade de vida. Entre esses programas, destaca-se a ginástica laboral, que é, sem dúvida, o mais adequado e requisitado.
 

Este curso foi concebido para proporcionar conhecimentos básicos e avançados sobre a atividade de ginástica laboral, atividade física e promoção da saúde do trabalhador, preparando o profissional para uma atuação com excelência no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de aulas, por meio de conteúdos teóricos e práticos.
 

Saiba mais sobre a Pós em Ginástica Laboral: Ação em Saúde do Trabalhador: https://bit.ly/3x7Dg4S



 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…