Uni Dom Bosco - A gestão escolar precisa ser de qualidade para gerar resultados

A gestão escolar precisa ser de qualidade para gerar resultados

Notícia



Trabalhar no setor de educação é um desafio e tanto, e a gestão escolar precisa ser de excelência para gerar resultados que beneficiem a instituição, os funcionários e os alunos. Portanto, é preciso eficiência na gestão de dados, nas informações, nos relatórios e nas funções acerca das obrigações do gestor, para que a escola funcione de maneira adequada e satisfatória.
 

Portanto, o gestor precisa se adequar às exigências de mercado para realizar uma administração coerente, responsável e que dê bons frutos. A boa gestão escolar tem algumas características, como:
 

  • Gestão financeira apropriada, lucrativa e que realiza investimentos benéficos para a instituição.
  • O planejamento escolar deve ser bem coeso e abranger as mais diversas áreas. É preciso investir tempo para se dedicar à elaboração de um planejamento para estabelecer objetivos e estratégias.
  • O bom gestor preza por uma comunicação de qualidade entre todos os setores. É preciso conhecer as pessoas que trabalham na instituição, escutá-las e dar espaço para sugestões. Sem uma sinergia entre todos os funcionários, fica difícil manter a escola funcionando adequadamente.
  • Descentralização da gestão, escolha funcionários que possam assumir projetos específicos e que tenham autonomia. É importante envolver mais pessoas nesse processo e contar com suas iniciativas para fazer mudanças significativas.
  • Construção de uma boa relação com os pais das crianças, a confiança entre gestão e famílias é essencial para o bom funcionamento da instituição. É importante escutar e levar em consideração o que os pais têm a dizer, trocar ideias e entender suas dificuldades.
  • A criação de um sistema de valorização dos educadores, o melhor trabalho é sempre feito pelo profissional reconhecido e motivado. O oferecimento de uma remuneração justa, recursos pedagógicos e ferramentas adequadas são pontos importantes a serem zelados pela gestão escolar.
  • A criação de uma cultura de gestão próxima aos alunos, nada de se distanciar e viver preso a um sistema de hierarquia. É preciso se sentir amigo dos alunos, criar uma relação de confiança com as crianças e com os adolescentes.


O gestor escolar precisa estar atento a uma série de questões, muitas delas estão relacionadas à tecnologia e aos relacionamentos humanos. Por isso, investir no aperfeiçoamento constante de seu conhecimento e dos funcionários é importantíssimo para o bom funcionamento da escola.
 

Além disso, é preciso estar atualizado sobre as tecnologias de automatização de processos, que pode ajudar a facilitar as questões burocráticas. Em todo caso, é preciso investir em aprendizado contínuo, e os cursos de especialização da UNIDOMBOSCO são perfeitos para os profissionais que queiram estar em evolução constante.
 

Conheça os cursos de pós-graduação em Educação que oferecemos: https://bit.ly/38oTMUM

 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…