A gestão de qualidade é indispensável para o sucesso e a longevidade de uma empresa. Sem esse cuidado, fica difícil construir uma carreira e uma carteira de clientes sólidas. Uma empresa que se dispõe a realizar um trabalho com foco em oferecer qualidade em serviços e produtos para os clientes tem mais chances de manter-se competitiva e atuante no mercado.
Através de uma ferramenta estratégica é possível ver a empresa de um jeito mais sistêmico, por isso, fica mais fácil controlar e gerenciar todos os processos organizacionais. Com uma visão mais ampla sobre a parte financeira, a contabilidade, a gestão de pessoas e dados e os processos, por exemplo, é possível buscar melhorias que impactem diretamente o cliente, proporcionando satisfação no consumo do produto ou serviço que a empresa se propôs a oferecer.
É na gestão de qualidade que é possível fazer uma série de melhorias que vão impactar diretamente a visão no cliente, e pode até garantir a fidelidade do consumidor à marca. O grande objetivo de uma ação como essa é atender completamente às necessidades do cliente e, se possível, até superar suas expectativas.
O processo da gestão de qualidade
É possível entender a gestão de qualidade através de alguns processos, como:
• O foco deve ser voltado para a satisfação do cliente.
• É preciso que a liderança e os colaboradores em geral estejam envolvidos no processo de qualidade.
• É preciso criar uma abordagem por processos, o que irá oferecer uma visão mais sistêmica do funcionamento geral da empresa.
• A melhoria precisa ser contínua.
• O monitoramento é importantíssimo para que decisões sejam tomadas com base em fatos concretos.
• Cultivar uma relação de benefícios mútuos entre fornecedores e empresas parceiras.
Especialização
No curso de Pós-graduação em MBA em Administração Estratégica da Qualidade, da Pós Uni Dom Bosco, é possível aprofundar-se nas questões relacionadas à gestão de qualidade.
O curso tem como objetivo desenvolver e disseminar os conceitos atualizados da Gestão, por meio de uma visão sistêmica, integrando a Qualidade Total aos demais Sistemas de Gestão, Responsabilidade Social e Ética Empresarial, capacitando profissionais para atuarem como Gestores da Qualidade em indústrias de transformação, empresas prestadoras de serviços, públicas ou privadas, visando a uma melhoria da mão de obra voltada para os aspectos gerenciais em nível produtivo.
Confirma as informações completas sobre o MBA em Administração Estratégica da Qualidade: https://bit.ly/2NxAP7n
Outras notícias
Veja também