Uni Dom Bosco - A diversidade dentro da sala de aula

A diversidade dentro da sala de aula

Notícia



A inclusão é uma pauta muito importante dentro da sala de aula. Promover a integração entre ensino regular e ensino especial é indispensável. Os profissionais de educação precisam se preparar e aperfeiçoar suas técnicas para promover a integração entre as crianças que têm necessidades diferentes. 
 
O processo de inclusão é muito complexo, e é preciso que pais, professores, alunos e a comunidade participem dele, já que todos os que fazem parte da comunidade escolar precisam se sentir acolhidos e, internamente, cultivar o sentimento de pertencimento. 
 
O aluno regular 
 
A experiência de viver em um ambiente com diversidade é enriquecedora para os alunos. Isso ajuda a educar socialmente todos que participam do grupo escolar. Além disso, essa convivência impacta diretamente a vida adulta das crianças, e todas vão aprender a conviver melhor com as diferenças na sociedade. 
 
Educação especial x Educação inclusiva 
 
A educação especial preza pelo atendimento de forma plena e eficiente dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, segundo a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 
 
Através de técnicas pedagógicas específicas, o educador consegue promover um aprendizado mais eficiente para a criança com deficiência. Essas técnicas podem ser desenvolvidas em colégios de ensino especial ou regular. 
 
A educação inclusiva parte de outro princípio: o foco é no desenvolvimento do senso do pertencimento dos alunos. É passado aos alunos o conceito de que o diferente é normal, e cada aluno é único. Por isso, todos os alunos são acolhidos e incluídos nas atividades escolares, independentemente de suas necessidades, transtornos ou deficiências. 
 
O importante é promover um ambiente participativo, onde não haja separação. Todos convivem juntos no mesmo ambiente e compartilham experiências. Dessa forma, os alunos podem se desenvolver em aspectos sociais e educacionais. 
 
Educadores
 
A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do ambiente escolar. A educação infantil é um apoio ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. 
 
O curso de Pós em Docência na Educação Infantil da Uni Dom Bosco foi pensado com o objetivo de especializar profissionais que desenvolvem ou venham a desenvolver trabalhos com crianças do ensino infantil e das séries iniciais, fornecendo conteúdo teórico-prático que contribuam com sua prática docente.
 
Conheça o curso de Pós em Docência na Educação Infantil da Uni Dom Bosco: https://bit.ly/2FV8Cqe
 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…