A inclusão é uma pauta muito importante dentro da sala de aula. Promover a integração entre ensino regular e ensino especial é indispensável. Os profissionais de educação precisam se preparar e aperfeiçoar suas técnicas para promover a integração entre as crianças que têm necessidades diferentes.
O processo de inclusão é muito complexo, e é preciso que pais, professores, alunos e a comunidade participem dele, já que todos os que fazem parte da comunidade escolar precisam se sentir acolhidos e, internamente, cultivar o sentimento de pertencimento.
O aluno regular
A experiência de viver em um ambiente com diversidade é enriquecedora para os alunos. Isso ajuda a educar socialmente todos que participam do grupo escolar. Além disso, essa convivência impacta diretamente a vida adulta das crianças, e todas vão aprender a conviver melhor com as diferenças na sociedade.
Educação especial x Educação inclusiva
A educação especial preza pelo atendimento de forma plena e eficiente dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, segundo a definição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Através de técnicas pedagógicas específicas, o educador consegue promover um aprendizado mais eficiente para a criança com deficiência. Essas técnicas podem ser desenvolvidas em colégios de ensino especial ou regular.
A educação inclusiva parte de outro princípio: o foco é no desenvolvimento do senso do pertencimento dos alunos. É passado aos alunos o conceito de que o diferente é normal, e cada aluno é único. Por isso, todos os alunos são acolhidos e incluídos nas atividades escolares, independentemente de suas necessidades, transtornos ou deficiências.
O importante é promover um ambiente participativo, onde não haja separação. Todos convivem juntos no mesmo ambiente e compartilham experiências. Dessa forma, os alunos podem se desenvolver em aspectos sociais e educacionais.
Educadores
A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do ambiente escolar. A educação infantil é um apoio ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças.
O curso de Pós em Docência na Educação Infantil da Uni Dom Bosco foi pensado com o objetivo de especializar profissionais que desenvolvem ou venham a desenvolver trabalhos com crianças do ensino infantil e das séries iniciais, fornecendo conteúdo teórico-prático que contribuam com sua prática docente.
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