Uni Dom Bosco - Qual é a importância da arte na educação infantil?

Qual é a importância da arte na educação infantil?

Notícia



Na educação infantil utiliza-se uma série de artifícios para que a criança tenha uma experiência ampla de aprendizagem, e a arte entra aí justamente com a função de contribuir para o amadurecimento das habilidades cognitivas e o exercício da criatividade.
 

A arte é uma poderosa ferramenta de aprendizagem na primeira infância, porque ajuda a criança a compreender o mundo de uma forma mais dinâmica. Dentro da sala de aula, os pequenos são frequentemente convidados a realizar atividades artísticas com pinturas, colagens e cantigas.
 

Os sentidos na infância
 

É muito comum que atividades artísticas sejam aplicadas dentro da sala de aula, antes mesmo da alfabetização. A arte pode ajudar a aguçar a visão, o tato, a audição e trabalhar a imaginação da criança de forma ativa. Além disso, é através de dinâmicas mais artísticas que a criança consegue ter uma compreensão do mundo que a cerca e de seus próprios sentimentos, e pode também utilizar-se desse tipo de ferramenta para expressar-se.
 

A arte na educação infantil e a legislação brasileira
 

Na legislação brasileira, a arte já faz parte do currículo da educação básica, portanto, é obrigação das escolas contarem com profissionais habilitados para a aplicação desse tipo de disciplinas dentro da escola. As dinâmicas e as metodologias utilizadas pelos professores precisam sofrer alterações para atender crianças de diferentes idades e necessidades.
 

Além disso, também é possível utilizar a arte para ensinar assuntos diversos que façam parte do currículo disciplinar, ajudando o aluno a aprender matemática, português, inglês e várias outras matérias por meio de atividades mais dinâmicas e artísticas, oferecendo uma pluralidade de metodologias para o aprendizado das crianças.
 

Pós-Graduação em Docência na Educação Infantil
 

A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como objeto os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade, que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhes são oferecidas, inclusive no ambiente escolar. A educação infantil é um apoio ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. O curso foi pensado com o objetivo de especializar profissionais que desenvolvem ou pretendem desenvolver trabalhos com crianças do ensino infantil e das séries iniciais, fornecendo conteúdo teórico-prático que contribua com sua prática docente.
 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Docência na Educação Infantil da Pós Uni Dom Bosco: https://bit.ly/2NapgGF



 

Outras notícias

Veja também


19 Jan 2023

Os Desafios da Psicopedagogia Institucional e Clinica?

Que vivemos em um mundo conectado, cheio de estímulos e que nos exige estar nele igualmente conectado…

18 Jan 2023

Porque a meditação pode mudar a sua carreira?

A prática da meditação transforma vidas.   Ela traz consigo pilares fundamentais…

17 Jan 2023

A procura por especialização em EAD teve aumento nos últimos 2 anos.

O mundo se viu acometido por uma série de mudanças drásticas nos últimos…