A gestão de clientes é importantíssima para qualquer empresa. Na verdade, é uma estratégia essencial para melhorar a relação, a compreensão e oferecer soluções personalizadas para o consumidor. O foco total se volta para o cliente, para atender às suas necessidades e mobilizar os esforços para satisfazer suas necessidades.
Sabemos agora do princípio de uma boa gestão de clientes, porém, o que não podemos deixar de ressaltar é o pouco investimento que as empresas aplicam nesse tipo de estratégia. A maioria das instituições dedica esforços para a venda e a divulgação de seus produtos, mas, após conquistar o cliente, quase nada é feito para mantê-lo.
O relacionamento com o cliente
Na verdade, os clientes oferecem informações demais, mas as empresas não conseguem criar uma base de dados e organizar tudo isso. Essa deficiência pode afetar, e muito, os negócios e interferir diretamente na imagem da instituição. Dados básicos como telefone, e-mail e endereço não são colhidos de forma correta, o que torna a criação de estratégias personalizadas mais difícil.
Quais informações podem ser importantes para as empresas?
• Qual produto ou serviço o cliente adquiriu.
• Quais canais de contato o cliente prefere ao falar com os atendentes.
• Dúvidas.
• Reclamações.
Com a organização de todas essas informações, a empresa terá acesso a informações valiosas que, no futuro, ajudarão a melhorar serviços, produtos e atendimento, já que é possível ver o cliente de uma forma mais individualizada.
O tratamento ao cliente, seja ele em qual nível for, precisa ser individualizado. Não podemos generalizar comunicações e estratégias, e é através da gestão de clientes que conseguimos essa personalização.
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