Uni Dom Bosco - Palestra Gratuita em A Historiografia da Cultura Brasileira:perspectivas Interdisciplinares

A Historiografia da Cultura Brasileira:perspectivas Interdisciplinares

Palestra Gratuita

  • Curso Online - Gratuito




Apresentação:

Curso de capacitação - gratuito

Certificado digital: 20 horas

100% online;
Certificação de 20h.

Indicado para: Qualquer profissional que queira atualizar seus conhecimentos sobre a Historiografia da Cultura Brasileira: Perspectivas Interdisciplinares.

Introdução

A presente aula tem como principal foco abordar, mesmo que de forma panorâmica, os percursos trilhados pela história cultural no Brasil. Para tanto, optamos inicialmente por contextualizar esse movimento historiográfico dentro do universo da produção historiográfica mundial, notadamente a partir dos estudos da chamada escola dos Annales, a partir do princípio do século XX. Posteriormente, procurou-se enfatizar os trabalhos dos chamados “pioneiros” da história cultural brasileira, a partir de autores mais recentes que se debruçaram sobre o temam, como Sandra Pesavento, Ronaldo Vainfas, Laura de Mello e Souza, entre outras referências historiográficas importantes sobre o tema.

Toda corrente historiográfica, assim como toda nova produção de ideias ligadas a movimentos artísticos, filosóficos e culturais sofrem críticas por seu caráter inovador e, por vezes, tido como revolucionário. Por essa razão, nossa aula faz breve abordagem sobre autores que se notabilizaram por tecerem duras críticas à história cultural brasileira, sobretudo por sua opção metodológica que, na ótica desses autores, trouxe uma pulverização do objeto de análise e até serviria de forma a esconder ou minimizar as relações de exploração que se verificou no Brasil em seu período colonial.

Matrícula:

Curso gratuito, não precisa fazer envio de nenhum documento, após finalizar o seu cadastro, aguarde que receberá seu acesso (login e senha) via e-mail;

Você receberá seu certificado digital acessando 75% do material de estudos.

Ao alcançar a porcentagem mínima de acesso ao material para aprovação, o certificado será disponibilizado em seu espaço do aluno em “Imprimir Certificado”.